Religião

Prefeitura de Matriz do Camaragibe será comanda por Cícero Cavalcante ou pelo filho, diz pesquisa

Atual gestor, Anderson Bolevard aparece com grande rejeição

Por 7Segundos 10/06/2020 17h05
Prefeitura de Matriz do Camaragibe será comanda por Cícero Cavalcante ou pelo filho, diz pesquisa
Cícero Cavalcante - Foto: Reprodução

A prefeitura do município de Matriz do Camaragibe já tem nome e sobrenome para comandá-la a partir de 2021. Trata-se do ex-prefeito, Cícero Cavalcante (MDB). A informação é baseada em pesquisa do Ibrape, realizada entre os dias 08 e 09 de junho, no município. 

Na amostragem feita pelo Instituto de pesquisa é possível observar que a família Cavalcante tem a preferência do eleitorado local. Tanto Cícero, quanto o filho dele Fernando aparecem como os preferidos para ocuparem a cadeira de Chefe do Executivo municipal. 

Os cenários estimulado e espontâneo apresentam o nome de Cícero Cavalcante com larga vantagem diante dos demais possíveis candidatos. Quando Cícero é substituído pelo filho, Fernando, a liderança permanece com a família Cavalcante. 

No cenário espontâneo, Cícero Cavalcante (26,3%), Ramom Dantas (7,9%), Marquinhos (6,9%), Otávio Henrique (5%), Anderson (3,5%), Washington Moura (1,4%), não sabe (48,9%). 

Foram feitas diversas simulações estimuladas. Na primeira, foi eliminado o nome do atual prefeito, Andersom Bolevard. Cícero Cavalcante (44%), Otávio Henrique (17%), Ramom Dantas (15%), Washington Moura (4%), indecisos (8%), branco ou nulo (12%).

No segundo cenário, Cícero Cavalcante (45%), Otávio Henrique (18%), Ramom Dantas (16%), indecisos (8%), branco ou nulo (13%).

O terceiro cenário a avaliação é feita apenas entre dois possíveis candidatos. Cícero Cavalcante (55%), Otávio Henrique (21%), indecisos (8%), branco ou nulo (16%).

Quando os entrevistados foram perguntados se CÍcero Cavalcante não fosse candidato e apoiasse o filho Fernando, em quem votariam, o cenário permaneceu favorável para a família Cavalcante. Fernando Cavalcante (36%), Otávio Henrique (17%), Ramom Dantas (15%), Washington Moura (4%), indecisos (12%), branco ou nulo (16%).

Para saber a rejeição dos nomes apresentados, os entrevistados foram questionados em quem não votariam de jeito nenhum, caso as eleições fossem hoje. Washington Moura (23%), Ramom Dantas (18%), Otávio Henrique (17%), Cícero Cavalcante (15%), Fernando Cavalcante (9%), não sabe (19%). 

O que chama atenção na pesquisa, porém, é a baixa popularidade do atual prefeito, Anderson Bolevard. A avaliação da sua gestão foi classificada como Péssima (36%), Ruim (15%), Regular (15%), Boa (26%), Ótima (6%), não sabe (2%).

57% dos entrevistados desaprovam e 42% aprovam a gestão de Anderson Bolevard. Apenas 1% preferiu não opinar. 

O Ibrape ouviu 706 eleitores de Matriz do Camaragibe. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AL-03156/2020. O intervalo de confiança estimado é 95% e a margem de erro é de 3,62 pontos percentuais para mais ou para menos.