Política

Flávia Cavalcante pede a abertura do Hospital Regional do Norte

Deputada também pede a criação de centro de triagem na região

Por 7Segundos, com Assessoria 03/06/2020 14h02
Flávia Cavalcante pede a abertura do Hospital Regional do Norte
Flávia Cavalcante durante sessão na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria

Em sessão ordinária da quarta-feira (3) a deputada estadual Flávia Cavalcante fez um apelo ao governador do Estado, Renan Filho (MDB), e ao secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, para a abertura do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. Ela também pede a criação de um centro de triagem na região Norte. De acordo com a parlamentar, os números de casos tem aumentado e os pacientes que testam positivo ficam aguardando a regulação para vir a Maceió.

Flávia Cavalcante apelou na sessão. “A gente sabe que o número de leitos disponível na capital é pequeno, em virtude da lotação, e estes pacientes ficam à espera de uma vaga. Então, eu faço um apelo ao governador e ao secretário de Saúde que inaugurem o hospital da Região Norte e façam esse centro de triagem para ajudar a população”, ressaltou.

O pedido da deputada é que no centro de triagem, todos passem pela consulta médica. Ela explicou que tem sido procurada por pessoas que apresentam sintomas, são atendidas pelas enfermeiras e testando negativo voltam para casa sem consulta médica. “A gente não pode lutar contra o vírus sem medicação, eu não posso ajudar estas pessoas se elas não passam pelo médico, não posso comprar o medicamento sem prescrição médica. Isso tem acontecido aqui em Maceió e o meu desejo é que na Região Norte seja diferente, que todos os pacientes passem pela consulta médica”, comentou.

Ainda durante o discurso, Flávia Cavalcante parabenizou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o secretário de saúde de Maceió, Thomaz Nonô, pela criação da Casa Sentinela que funciona no bairro Jacarecica onde a triagem tem sido feita e todos os pacientes tem passado por consulta médica. “São estes pequenos detalhes que podem salvar vidas”, concluiu.

Filas preferencias e vagas especiais

Segue para a sanção do governador Renan Filho, o projeto de lei 181/2019 de autoria da deputada Flávia Cavalcante que dispõe sobre a inclusão de pessoas com fibromialgias nas filas preferenciais em estabelecimentos públicos e privados e nas vagas de estacionamento especiais.

O projeto foi aprovado em segunda votação na sessão ordinária desta quarta-feira. “A aprovação deste projeto traz mais visibilidade para esta doença. Quero agradecer a Afibal (Associação dos Fibromiálgicos de Alagoas) em nome da presidente Arivane que tem feito um excelente trabalho para os fibromiálgicos alagoanos e também a Anfibro (Associação Nacional dos Fibromiálgicos) em nome do presidente Daniel pelo suporte dados aos portadores da fibromialgia em todo o país”, pontuou.