Geral

Após suspensão, OMS retoma testes com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta quarta-feira (3) que retomou os testes

Por MSN 03/06/2020 17h05
Após suspensão, OMS retoma testes com hidroxicloroquina
Após suspensão, OMS retoma testes com hidroxicloroquina - Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (3) que retomou os testes com a hidroxicloroquina em pacientes infectados com o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O medicamento estava temporariamente suspenso do ensaio clínico desde o último dia 25 de maio, após um estudo da revista científica "The Lancet" indicar que não havia benefícios no uso da droga para combater a Covid-19.

Ontem, no entanto, a publicação compartilhou um "manifesto de preocupação" com as informações da pesquisa e disse que uma auditoria está sendo realizada.

A medida foi anunciada pelo diretor-geral da agência da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva habitual sobre a doença. "Com base nos dados disponíveis sobre mortalidade, o comitê recomendou que não há razões para modificar o protocolo de testes", disse.

Segundo ele, a decisão foi tomada baseada em dados adquiridos pela OMS, no projeto Solidariedade, com os resultados dos testes dos pacientes que tomaram a hidroxicloroquina. A iniciativa conta com dezenas de países, que são responsáveis por recrutarem voluntários infectados para testar a eficácia de possíveis medicamentos.

Durante a coletiva, Tedros ainda ressaltou sua preocupação com o avanço do novo coronavírus nas Américas Central e do Sul.