Turismo

Operadores de Mergulho lançam protocolo de volta das atividades

Protocolo foi divulgado nesta terça-feira

Por Maurício Silva 02/06/2020 15h03
Operadores de Mergulho lançam protocolo de volta das atividades
Operadores de Mergulho lançam protocolo de volta das atividades - Foto: @projetooceanomar

A Associação dos Operadores de Mergulho da APA Costa dos Corais (AOMAPACC) divulgou nesta terça-feira (2) o protocolo internacional para operações no pós-pandemia do novo coronavírus. As medidas serão seguidas internacionalmente pelo setor Scuba. As atividades foram suspensas em março por conta da Covid-19 e ainda não tem data definida para o retorno.

O presidente da AOMAPACC, Paulo Flórido Filho, explicou que o protocolo foi elaborado pela Comunidade Médica do Mergulho DAN em parceria com a WRSTC que segue também as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vem com diversas recomendações  que serão adotadas nas operações de mergulhos turísticos da região da APA Costa dos Corais, que se estende desde Rio Formoso-PE até Maceió.

Entre os principais procedimentos adotados estão o uso uma única vez do regulador (equipamento que libera ar direto ao mergulhador e que vai diretamente na boca) por pessoa; o uso de máscaras também só será utilizado uma única vez por pessoa; os instrutores ainda manterão  distanciamento entre ele e o candidato de 1,5m para repassar instruções  do mergulho;  nas embarcações de operações além do distanciamento entre os membros da equipe os equipamentos estarão embalados até a hora do uso.

Paulo Flórido Filho contou que na próxima semana haverá uma vídeo conferência com as operadoras associadas onde receberão instruções para o uso e a higienização dos equipamentos.  A associação está em contato com as secretarias de Vigilância Sanitária de cada município para o apoio em relação a produtos de higienização como o hiplocorito.

O treinamento dos mergulhadores ocorrerá quando houver a oportunidade de reunir em pequenos grupos para efetuar a parte prática. Todos os envolvidos no setor passarão pelo curso de Patógenos transmitidos pelo ar, uma forma de entender um pouco mais sobre o assunto.