Geral

Deputado Marco Feliciano chama Calabar de traidor e causa revolta em Porto Calvo

Parlamentar comparou Sergio Moro ao personagem alagoano

Por Maurício Silva 26/05/2020 11h11
Deputado Marco Feliciano chama Calabar de traidor e causa revolta em Porto Calvo
Deputado Marco Feliciano chama Calabar de traidor e causa revolta em Porto Calvo - Foto: Reprodução / Twitter

O deputado federal pastor Marco Feliciano (Republicanos - SP) causou polêmica nas redes sociais ao comparar o alagoano Domingos Fernandes Calabar com o ex-juiz federal Sérgio Moro. O parlamentar publicou nesta segunda-feira (25) que os dois são traidores. A postagem revoltou os moradores de Porto Calvo, terra natal do personagem histórico de Alagoas.

Marco Feliciano é um dos deputados mais defensores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O pastor revoltou-se contra Sergio Moro após o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública pedir demissão do cargo no dia 24 de abril e ainda acusar o presidente da República de tentar interferir na Polícia Federal.

O deputado postou no Twitter e depois repostou nas outras redes sociais o seguinte texto com fotos dos dois personagens. “4 séculos separam 2 brasileiros, DOMINGOS F. CALABAR e SÉRGIO MORO. Ambos c/ desculpas que fizeram o q fizeram (trair) p/ ver o país ‘livre’ de opressores. O 1º lutou pelos holandeses contra portugueses, o último lutou por si e os seus contra 57 milhões de brasileiros! [Sic]”, publicou.

A postagem revoltou os moradores de Porto Calvo. O jornalista Adilson Gonçalo Júnior comentou. “Eu teria vergonha de falar de um assunto que não domino! Vossa excelência é brasileiro ou português? Por que destacar a figura de Calabar de forma tão contrária ao que de fato aconteceu? Já sei, o nobre parlamentar não sabe o que está falando! Respeite a história do meu torrão! Respeite Porto Calvo! Respeite Calabar, o Tiradentes do século 17! Respeite Alagoas, deputado!”, frisou.

Quem se manifestou no Facebook foi a secretária de Cultura de Porto Calvo, Maria Terezinha de Oliveira. “Lamentável que num momento que o Brasil ocupa o segundo lugar no número de infectados pelo coronavírus no mundo, um pastor que deveria usar as redes sociais pra trazer uma palavra de conforto, de fé e de esperança venha trazer um fato histórico ocorrido no Brasil Colonial, inclusive demonstrando pouquíssimo conhecimento sobre a Invasão Holandesa no Nordeste brasileiro para tentar denegrir a imagem de um homem corajoso e honrado como Sergio Moro. Vamos orar pastor. Mais joelho no chão, pastor; Menos tempo nas redes sociais tentando defender o indefensável. Visite Porto Calvo e venha tomar um café conosco na Secretaria Municipal de Cultura”, comentou.

O jovem Doglidárlisson Nascimento também foi outro portocalvense que se manifestou. “Pastor, se por acaso não conhece a história, não deturpe os acontecimentos com sua ideologia retrógrada. Moro igualmente a Calabar ambos tem a sua semelhança de fato, acho somente que estás querendo distorcer isso usando lados políticos. A casa do Senhor de fato está cheia de lobos se disfarçando em ovelhas achando que são diferentes dos lobos que estão fora da casa dele. Hipocrisia com uma pitada de ignorância”, escreveu.

Calabar

A figura polêmica de Domingos Fernandes Calabar é o personagem mais importante do período Holandês no Brasil. Ele foi taxado de traidor na época por ter desertado do lado português para o holandês. Calabar foi preso em uma emboscada em julho de 1635 e acabou sendo garroteado e teve o corpo esquartejado pelas ruas históricas de Porto Calvo. No século XX, alguns historiadores passaram a considera-lo herói por ter tido a visão que o domínio holandês seria melhor para o Brasil.

 Herói Nacional

Exatamente 383 anos após a morte por garroteamento, Domingos Fernandes Calabar foi inocentado do crime de lesa pátria e foi considerado herói nacional em um julgamento histórico no município de Porto Calvo, região Norte de Alagoas. O ato aconteceu no dia 22 de julho e o personagem foi absolvido por 14 votos e uma abstenção.

De acordo com o Conselho de Sentença, com essa atitude, Calabar acreditava que estava defendendo a liberdade brasileira do controle de Portugal, já que a Holanda poderia trazer benefícios ao Brasil. O personagem desertou do Exército Português para o Holandês e daí deu-se toda a polêmica.