Meio ambiente

Prefeitura de Maragogi se posiciona contra proibição de mergulhos

ICMBio fez restrições para as atividades de mergulho na APA Costa dos Corais

Por 7Segundos 25/05/2020 15h03
 Prefeitura de Maragogi se posiciona contra proibição de mergulhos
Prefeitura de Maragogi se posiciona contra proibição de mergulhos - Foto: 7Segundos

A Prefeitura de Maragogi emitiu nesta segunda-feira (25) um esclarecimento sobre o posicionamento do governo municipal em relação a Instrução Normativa nº 03/2020, publicada pela Presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que proíbe a partir de agora a prática do chamado mergulho conduzido dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

No esclarecimento, a gestão deixou claro que desde o primeiro instante em que foi aventada a possibilidade de desautorização do mergulho conduzido, se posicionou enfaticamente contrária, sob o argumento de que se trata de uma atividade comercial já consolidada há anos. A prefeitura alega também que a atividade que emprega dezenas de profissionais, que retiram o susntento das suas famílias com os serviços em Maragogi.

O mergulho conduzido nas piscinas naturais de Maragogi é um dos maiores atrativos turísticos da cidade litorânea. A atividade chama a atenção de turistas vindos de todos os lugares do Brasil e do mundo. A Prefeitura Municipal também pede a imediata revisão por parte da Presidência do ICMBio a decisão de proibir o mergulho conduzido em Maragogi.

Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

COMUNICADO À SOCIEDADE MARAGOGIENSE

 

A Prefeitura Municipal de Maragogi vem a público refutar de forma veemente os comentários maliciosos e inconsequentes, que falsamente alardeiam uma suposta conivência desta municipalidade para com a Instrução Normativa nº 03/2020, publicada pela Presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, que proíbe a partir de agora a prática do chamado mergulho conduzido dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.  

Ao contrário da maledicente e caluniosa acusação de apoio à estapafúrdia decisão do ICMBio, esta Prefeitura desde o primeiro instante em que foi aventada a possibilidade de desautorização do mergulho conduzido, se posicionou enfaticamente contrária, sob o argumento lógico e irrefutável de que se trata de uma atividade comercial já consolidada há anos, que emprega dezena de profissionais, que retiram o seu sustento e das suas famílias com a citada atividade.  Ademais, o mergulho conduzido é um componente de atração para quem visita as concorridas piscinas naturais de Maragogi, que naturalmente encantam-se com a extraordinária biodiversidade subaquática existente em nosso privilegiado litoral.

Corroborando os nossos argumentos e desnudando definitivamente aqueles que mentem descaradamente para tentar angariar simpatia às suas pretensões políticas, deixamos à disposição, o teor do Ofício nº 164/2020 – GP, que solicita em caráter formal a imediata revisão por parte da Presidência do ICMBio da injustificada e errática decisão de proibir o mergulho conduzido em Maragogi.

Por fim, reiteramos o propósito de continuar trabalhando diuturnamente para que o nosso Município continue a ser um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, o que só foi possível graças a um trabalho contínuo e profissional para divulgar as nossas incomparáveis belezas e atrativos naturais.  Felizmente, como diz o adágio popular, mentira tem perna curta, e nós haveremos de repelir e responder a altura as aleivosias disparadas por inescrupulosos oportunistas de plantão.

 

Fernando Sérgio Lira Neto

Prefeito de Maragogi