Saúde

Secretaria de Saúde de Maragogi esclarece diferença de dados de coronavírus com a Sesau

Números da Prefeitura de Maragogi são diferentes da Sesau

Por 7Segundos 21/05/2020 15h03
Secretaria de Saúde de Maragogi esclarece diferença de dados de coronavírus com a Sesau
Prefeitura de Maragogi esclarece diferença dos dados de coronavírus com a Sesau - Foto: 7Segundos

A Secretaria de Saúde de Maragogi divulgou nesta quinta-feira (21) uma nota de esclarecimento sobre as diferenças dos dados divulgados pela Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sobre a contagem dos números do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Maragogi nesta quarta-feira (20), são 196 notificações no total, sendo 61 casos confirmados, 25 pessoas aguardam resultado do exame, 82 casos foram descartados, 14 pessoas estão recuperadas do vírus, três mortes foram registradas e há ainda um óbito em investigação.

Os dados da Sesau de ontem, constam que 20 casos estão confirmados do vírus em Maragogi. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a diferença dos dados se deve ao fato de que os testes feitos em Maragogi, chamados de “Testes Rápidos – TRs” não são computados nas estatísticas oficiais estaduais, visto que são considerados apenas os testes do tipo “Proteína C Reativa - PCR”, que demoram em média duas semanas para que os resultados sejam divulgados.

Confira a nota na íntegra:

 

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Maragogi vem a público esclarecer que a discrepância entre os dados divulgados pela municipalidade no seu Boletim Epidemiológico, com relação aos fornecidos pelo Governo do Estado de Alagoas, se deve ao fato de que os testes feitos em Maragogi, chamados de “Testes Rápidos – TRs” não são computados nas estatísticas oficiais estaduais, visto que são considerados apenas os testes do tipo “Proteína C Reativa - PCR”, que demoram em média duas semanas para que os resultados sejam divulgados.

Neste sentido, com o objetivo de evitar o contágio maciço da população, bem como permitir isolar os que porventura estejam com o coronavírus, a Prefeitura adquiriu com recursos próprios os kits de testes rápidos, que revelam o resultado em questão de minutos.

Desta forma, continuamos no combate sem trégua à Covid-19, contando com o indispensável apoio da população maragogiense para que respeite as determinações de que permaneça em suas casas, evitando a circulação nas ruas, só o fazendo em casos de extrema necessidade, bem como adotando as medidas profiláticas de higienização amplamente divulgadas.

Juntos haveremos de vencer esta batalha contra o coronavírus.

 

Elba Vasconcelos

Secretária Municipal de Saúde de Maragogi