Política

Marx Beltrão reivindica respiradores nunca entregues em Alagoas pelo Ministério da Saúde

Deputado é o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional

Por Assessoria 15/05/2020 16h04
Marx Beltrão reivindica respiradores nunca entregues em Alagoas pelo Ministério da Saúde
O coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão cobrou do Ministério da Saúde o envio de respiradores para Alagoas. A previsão era que a União repassasse 34 equipamentos desta espécie para o estado, o que ainda não aconteceu. Na sede do Ministério, em Brasília, Beltrão protocolou documento com a reivindicação de repasse e reiterou a importância dos respiradores para o atendimento da população alagoana durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).

“Por isso, cobrei formalmente do Ministério da Saúde a entrega dos equipamentos ao Estado de Alagoas. Como parlamentar, cumpro meu dever de acompanhar e fiscalizar as ações do poder Executivo. Até agora nenhum respirador foi entregue para Alagoas de acordo com o balanço da própria pasta. A resposta precisa ser urgente e vamos seguir cobrando. Estruturar nossa saúde é determinante para atravessarmos essa fase”, disse Marx Beltrão.

No dia 20 de abril, o Ministério da Saúde assinou contrato para aquisição de 3,3 mil respiradores da empresa brasileira KTK Indústria e Comércio Ltda. O investimento federal para a aquisição dos equipamentos anunciado foi de R$ 78 milhões. Com esta nova compra, a União afirmava ter totalizado a aquisição de 14.100 respiradores/ventiladores pulmonares para fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento da pandemia por coronavírus (COVID-19). Os equipamentos ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves da doença, que apresentem dificuldades respiratórias.

“Mas, infelizmente, ainda aguardamos que os alagoanos sejam contemplados com estes equipamentos. Estamos vendo o esforço do governo do Estado e dos municípios. Nesta sexta-feira (15), por exemplo, o governador Renan Filho (MDB) entregou um novo hospital em Maceió, dando um passo significativo para ao avanço no cuidado para com a nossa gente. O governo federal precisa ser mais ágil e dar mais apoio para os entes federados neste momento”, afirmou Marx Beltrão.