Geral

Avanço da Covid-19 preocupa população de Campestre

Cidade conta com nove casos confirmados e um óbito

Por Maurício Silva 12/05/2020 15h03
Avanço da Covid-19 preocupa população de Campestre
Testes para o novo coronavírus - Foto: Getty Imagens

A população da pequena cidade de Campestre, no Norte de Alagoas, está bastante preocupada com o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o município conta com nove casos confirmados do vírus e uma morte de um morador, que ocorreu em um hospital de Palmares, em Pernambuco.

Os moradores temem que o vírus se espalhe ainda mais no pequeno município que fica perto da divisa com Pernambuco, onde a Covid-19 já fez mais de mil mortes e o sistema de saúde se encontra praticamente em colapso por conta da doença. O avanço da Covid-19 em pequenas cidades é também uma grande preocupação da Sesau. Situação semelhante vive os moradores de São Miguel dos Milagres, no litoral Norte, onde são 10 casos confirmados e um óbito.

De acordo com estimativas de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campestre possui 6.936 habitantes e a população é concentrada principalmente na área urbana da cidade. É um pequeno município (o 3º menor de Alagoas com uma área de 65,910 km²) onde praticamente todo mundo se conhece.

O número de casos, considerado alto para uma cidade com apenas 6.598 habitantes, preocupa os moradores, que temem que o vírus faça novas vítimas. Em cidades próximas como Colônia Leopoldina e Novo Lino também há casos registrados. Por outro lado, Jacuípe e Jundiá não registram casos.

A preocupação da população é maior também por conta da forte ligação com Pernambuco, onde os casos aumentam assustadoramente a cada dia. O 7Segundos entrou em contato com o prefeito de Campestre, Nielson Mendes “Pino”, para saber quais as ações que a prefeitura vem tomando, mas ele disse que vai se pronunciar após receber os resultados dos contratestes que foram realizados essa semana.