Saúde

Aumento de casos de Covid-19 preocupa população de São Miguel dos Milagres

Pequena cidade tem dez casos confirmados

Por Maurício Silva 08/05/2020 16h04
Aumento de casos de Covid-19 preocupa população de São Miguel dos Milagres
Coronavírus - Foto: Reprodução

A população do pequeno município de São Miguel dos Milagres, no litoral Norte de Alagoas, começou a se preocupar com o aumento do número de casos do novo coronavírus. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta quinta-feira (7) a cidade turística já possui dez casos confirmados da Covid-19.

São Miguel dos Milagres fica na famosa Rota Ecológica dos Milagres e tem segundo estimativa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 7.951 habitantes. No litoral Norte, a pequena cidade com dez casos fica atrás apenas de Maragogi (com 21) no número de casos confirmados por Covid-19.

O coronavírus vem se alastrando por toda Alagoas e vem fazendo vítimas fatais em pequenos municípios, como é o caso de Campestre (5.598 habitantes) que tem um óbito confirmado. Mas o vírus na região também chegou em Matriz de Camaragibe (um óbito), Porto Calvo (dois casos), Barra de Santo Antônio (um caso), São Luís do Quitunde (o caso da prefeita), além de Maragogi.

Como a cidade é pequena, os moradores temem o avanço do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde informou que dos casos confirmados, apenas uma pessoa se encontra internada. A gestão informou que as pessoas que tiveram o diagnóstico positivo estão em isolamento social e se cuidando. A Sesau informou que um óbito de uma pessoa de São Miguel dos Milagres foi registado no dia 18 de abril.

Medidas adotadas pela prefeitura

A Prefeitura de São Miguel dos Milagres vem adotando medidas para conter o avanço do vírus na cidade. O município informou que foi o primeiro a adotar barreira sanitária na região (desde o dia 20 de março). A gestão comunicou que vem conscientizando empresários do setor turístico, comerciantes e a população em geral sobre a importância da prevenção. Além disso, o município vem doando cestas básicas e kits de merenda escolar.

A gestão frisou também que instalou pias no mercado público, em Porto da Rua, com orientações na feira livre sobre as medidas de prevenção da Covid-19 realizada pela Vigilância Sanitária e bombeiros civis, com distribuição de kits de higiene. a prefeitura realizou a desinfecção das Unidades Básicas de Saúde, ambulâncias, prédios e espaços públicos. A gestão também comprou equipamentos de proteção individual (EPI′s) para os profissionais que estão atuando no combate.