Litoral

‘Invasão’ de pernambucanos preocupa população do litoral Norte

Maragogi é o principal destino dos veranistas

Por Maurício Silva 05/05/2020 09h09
‘Invasão’ de pernambucanos preocupa população do litoral Norte
Maragogi é o principal destino dos veranistas de Pernambuco - Foto: 7Segundos

O caos na saúde pública que Pernambuco vem enfrentado também preocupa o litoral Norte de Alagoas. O Estado vizinho totaliza 691 óbitos causados pelo novo coronavírus (Covid-19) e são 8.863 casos confirmados da doença segundo o governo estadual publicou nesta segunda-feira (4). Muitos pernambucanos têm ‘invadido’ a costa litorânea alagoana, sendo Maragogi o principal destino dos veranistas.

A população de Maragogi (a cidade é o segundo polo turístico de Alagoas) tem incontáveis casas de veraneio e muitas dessas são de pessoas que residem nas cidades de Recife, Caruaru e Toritama e esses pernambucanos decidiram se refugiar na cidade alagoana. O temor dos alagoanos é que veranistas cheguem em massa, provocando uma "invasão". Japaratinga é também outro destino importante.

A chegada dos veranistas de Pernambuco tem preocupado os gestores das cidades alagoanas. A população relata medo de uma crescente contaminação por coronavírus, pois, muitos dos veranistas, não estão respeitando o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles chegam para ficar nas casas de veraneio.

Moradores de Maragogi relatam que os veranistas estão fazendo até verdadeiras farras nos fins de semana e frequentam as paradisíacas praias da cidade litorânea sem nenhuma preocupação. A população argumenta que não é hora de turista frequentar casa de veraneio, é hora de ficar na sua casa de origem no seu Estado.

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) implantou desde o mês de abril uma barreira sanitária no distrito Peroba, bem próximo ao limite de Maragogi com a cidade de São José da Coroa Grande-PE na divisa entre os dois Estados. Os policiais monitoram a entrada de pessoas em Maragogi que vem de Pernambuco, mas não podem impedir o ir e vir dos cidadãos.

Não é só o litoral

Mas não é apenas a população do litoral que teme uma ‘invasão’ de pernambucanos. Cidades como Jacuípe, Campestre, Novo Lino e Colônia Leopoldina (essas duas últimas já tem casos registrados da Covid-19) ficam próximas à divisa e a preocupação aumenta porque na Mata Sul de Pernambuco os casos estão crescendo consideravelmente. Em Novo Lino há também uma barreira sanitária.

Os números de Alagoas

O Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (4) confirma mais 97 casos de Covid-19 em Alagoas. O Estado tem um total de 1.538 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 978 estão em isolamento domiciliar e 132 internados em leitos públicos e privados. Outros 356 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 838 casos em investigação laboratorial.

Maragogi

Segundo a Prefeitura de Maragogi, o município litorâneo conta 13 casos confirmados do vírus, sendo um óbito confirmado. Outra morte da doença foi contabilizada na cidade, mas foi registrada como no Estado de Pernambuco, era um idoso que possuía uma casa no distrito Peroba.