Educação

Cursos para o mercado de trabalho atenderam 403 pessoas no Norte de Alagoas

As atividades envolveram qualificações para operador de computador, assistente financeiro, espanhol, entre outras

Por Assessoria 01/05/2020 09h09
Cursos para o mercado de trabalho atenderam 403 pessoas no Norte de Alagoas
Cursos acontecem no Ifal Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

Dez cursos de inserção e de capacitação voltados ao mercado de trabalho atenderam 403 pessoas na região Norte de Alagoas, no ano passado. Isso é o que mostra um levantamento, divulgado nesta sexta-feira (01), pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi.  As atividades envolveram qualificações para operador de computador, assistente financeiro, espanhol, entre outras.

O sonho de ingressar no serviço público se tornou realidade para Bruno Rafael Machado Pereira, que passou em primeiro lugar para o cargo de tratorista no concurso da prefeitura de Maragogi. No dia da prova, lembrou as dicas de Português recebidas dos professores no preparatório do campus. “O Ifal teve uma participação grande nessa colocação. Eu e os colegas chegávamos motivados ao campus por conta do teor da aula e da qualidade dos professores”, contou o concurseiro, que soube da iniciativa do Instituto por meio da internet.

A fila de interessados em fazer a inscrição no curso de Língua Portuguesa para concursos públicos começou a se formar a partir das 6h30, na recepção do campus Maragogi. Todas as 140 vagas foram preenchidas logo na primeira manhã de cadastros de candidatos, segundo o coordenador de Extensão do campus, Cassiano Henrique de Albuquerque. Uma nova turma de 45 alunos foi aberta para atender a demanda do preparatório. Já o curso de espanhol fechou o grupo de 20 alunos em apenas três horas.

A professora Rosângela Maria Ferreira ingressou do curso Mobile learning a fim de aprender a usar aplicativos educacionais de celular e melhorar o rendimento de seus alunos do em sala de aula. “Essas metodologias ativas fazem com que os alunos fiquem mais produtivos, deixam as aulas mais atrativas do ponto de vista pedagógico. Foi um curso rico”, comentou. Os participantes do mobile conheceram aplicativos, como Khoot e google formulários, para montagem de atividades escolares.

Conforme o coordenador de Extensão, os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto Federal são ações importantes porque promovem o desenvolvimento pessoal e possibilitam profissionais, já inseridos no mercado, a refinarem suas práticas laborais. “Pessoas conseguiram ser promovidas de cargo no trabalho, algumas foram aprovadas em concursos públicos, outras conquistaram o primeiro emprego ou entraram em um novo”, exemplificou. Ao término de cada capacitação, os concluintes receberam certificados.

O público que procurou a qualificação profissional foi bastante variado, apontou o levantamento. Em cursos de inserção no mercado de trabalho, como o de operador de computador, os participantes tinham idade de 16 a 29 anos. No Mobile learning, havia pessoas da faixa etária de 30 a 60 anos. Também tinham alunos do ensino fundamental incompleto ao superior nas atividades de capacitação do Ifal.