Geral

‘É preciso ter uma leitura madura da doença’ diz psicóloga sobre Covid-19

Adriana Cristina dos Santos ressaltou que informação correta é essencial

Por Maurício Silva 27/04/2020 15h03
‘É preciso ter uma leitura madura da doença’ diz psicóloga sobre Covid-19
‘É preciso ter uma leitura madura da doença’ diz psicóloga sobre Covid-19 - Foto: Reprodução / Instagram

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) vem assustando, deixando mais de 3 milhões de pessoas infectadas no mundo e o psicológico de cada pessoa reage de uma forma diferente diante do problema global. Em conversa com o 7Segundos, a psicóloga Adriana Cristina dos Santos disse que é preciso que cada cidadão procure fazer uma leitura madura da doença e que informação correta é essencial no enfrentamento ao vírus.

A doença vem avançando em toda Alagoas e grande parte das pessoas ainda não sabe como enfrentar psicologicamente o problema. A cada caso confirmado em uma cidade, os cidadãos ficam mais duvidosos de como agir e principalmente como agir quando a própria pessoa é infectada ou algum familiar.

Adriana Cristina dos Santos comentou que é preciso maturidade por parte de cada pessoa. “Primeiramente a pessoa tem que ter uma leitura madura de que é uma doença que todos estão à mercê. Não existe tipo um grupo que vai ter e um grupo que não vai ter. É uma doença: eu estou lutando, você está lutando pela nossa sobrevivência, pelos nossos entes queridos. E de certa forma a pessoa que mais vai te ajudar é você mesmo”, enfatizou.

A psicóloga acrescenta. “É ter uma leitura madura do que está passando, se informar perfeitamente do que é o vírus: quais são os meios de transmissão, quais são os meios de prevenção. E tipo lutar: a partir do momento que a pessoa amadurece a ideia que ‘eu estou à mercê: eu sei como me prevenir e eu sei quais são os meios que possam me curar’. Isso pode ajudar as pessoas a serem mais fortes a encarar doença ou um possível com mais contágio com mais leveza”, declarou.

Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde divulgado neste domingo (26), Alagoas conta com 560 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 32 mortes causadas pela doença.

 

*Adriana Cristina dos Santos é psicóloga, especialista em saúde mental; e impactos da violência escolar. Também cursa pós-graduação em psicogerentologia e formação em violência contra mulher.