Geral

[Vídeo] Idoso com suspeita de coronavírus é sepultado em São Luís do Quitunde

Corpo foi enterrado na manhã desta sexta-feira

Por 7Segundos 17/04/2020 14h02
[Vídeo] Idoso com suspeita de coronavírus é sepultado em São Luís do Quitunde
Sepultamento de idoso chama atenção em São Luís do Quitunde - Foto: Reprodução

Atualizado às 18h20

O sepultamento de um idoso chamou a atenção dos moradores de São Luís do Quitunde, no Norte de Alagoas, por conta dos equipamentos usados pelos agentes funerários e também pela ausência dos parentes e amigos. O corpo foi enterrado na manhã desta sexta-feira (17). As pessoas começaram a suspeitar que o homem possa ser um caso de novo coronavírus (Covid-19), mas a cidade não conta com nenhum caso confirmado da doença. Porém, há casos em investigação.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e respostado pela gestão municipal, São Luís do Quitunde não tinha nenhum caso do vírus confirmado, mas havia três casos em investigação e dois descartados.

Um vídeo divulgado por moradores da cidade mostra o carro da funerária estacionado em frente ao Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade, e o corpo sendo carregado no caixão por dois agentes da funerária, aparentemente as duas únicas pessoas presentes na hora do sepultamento.

A prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcanti, gravou um vídeo na tarde desta sexta-feira. “Apesar de estarmos tomando todos os cuidados de prevenção contra o coronavírus, três casos suspeitos foram notificados aqui em São Luís do Quitunde. Desses três casos suspeitos, um veio a óbito. É importante que vocês saibam que esse quitundense que faleceu estava internado no HGE e lá o seu quadro foi avaliado como suspeito para o coronavírus. Os três quitundenses fizeram o teste e estamos aguardando o resultado. A Secretaria de Saúde aqui do nosso município está monitorando os dois pacientes que estão em casa e a família do paciente que veio a óbito também está sendo acompanhada”, informou.

Restrições em velórios

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) orientou no fim de março que as prefeituras façam restrições em velórios e sepultamentos por conta da pandemia do novo coronavírus. As recomendações tomam como base as medidas orientadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As mortes causadas por causa do vírus, até em casos suspeitos, a duração máxima será de uma hora por velório e enterro com caixão fechado, ficando proibido a prática de embalsamar o corpo.

Velório/Enterro:

  • Evitar tocar na pessoa velada;
  • No caso de óbitos que não sejam decorrentes da pandemia, a duração máxima será de 4 horas com a presença restrita de pessoas;
  • Os idosos com mais de 60 anos, as pessoas com doenças crônicas e as suspeitas de ter contraído coronavírus não devem comparecer ao cemitério;
  • As operações internas nos cemitérios só podem ser realizadas no período de funcionamento dessas entidades, diariamente;
  • Como não existe atividade laboral nos cemitérios após 18h, sugerimos que estes féretro deverão ficar sob a guarda dos hospitais até que o cemitério de destinação do óbito libere a remoção.

    Confira aqui o vídeo:

  • Confira aqui o vídeo da prefeita se manifestando:
  •