Geral

Auxílio emergencial: fila de lotérica em Novo Lino se forma na madrugada

Município só conta coma uma unidade e não tem agência da Caixa

Por Maurício Silva 17/04/2020 10h10
Auxílio emergencial: fila de lotérica em Novo Lino se forma na madrugada
Auxílio emergencial: fila de lotérica de Novo Lino se forma na madrugada - Foto: Cortesia ao 7Segundos

A cena vem se repetindo praticamente em toda Alagoas: centenas de pessoas se aglomeram em filas gigantescas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e nas casas lotéricas. A grande procura é por do pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal, o coronavoucher. Em Novo Lino, a fila começou a se formar na madrugada desta sexta-feira (17). O problema é que a aglomeração não é recomendável por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em Novo Lino, na única lotérica da cidade, localizada na avenida Floriano Peixoto, no Centro da cidade, há relatos de pessoas que chegaram por volta das 4h30 da madrugada, e que informaram a unidade já contava com outras pessoas na fila, que se tornou gigante na manhã desta sexta-feira. O empreendimento só abre para o público geral a partir das 8h (às 7h abre o público preferencial).

Os moradores de Novo Lino dizem que a fila na Casa Lotérica começou a crescer consideravelmente essa semana por conta do auxílio emergencial. Para piorar a situação, as pessoas dizem que está faltando dinheiro no estabelecimento e que é preciso que alguém pague alguma conta para que outros consigam sacar. A agência da Caixa em Alagoas mais próxima de Novo Lino fica em Joaquim Gomes.

Essa semana as cidades do Norte alagoano tem registrado filas gigantescas nas ruas. Na terça-feira (14) a grande aglomeração de pessoas em torno da agência da Caixa e da Casa Lotérica de Porto Calvo chamou a atenção. Em Matriz de Camaragibe na quinta-feira (16) o número de pessoas aglomeradas também foi grande e a cena voltou a se repetir nesta sexta-feira (17).

O auxílio emergencial

O auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200 é reservado para trabalhadores autônomos, informais e microempreendedores individuais (MEIs) que tenham renda comprometida na crise do coronavírus. O coronavoucher também beneficia as pessoas que recebem o Bolsa Família.

O que diz a Caixa

A Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível somente pelo site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.

AMA e outros órgãos

Preocupados com a superlotação nos bancos e nas lotéricas, a presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira, participou, nesta quinta-feira (16), de uma webconferência com gerentes dos bancos do Brasil, Caixa e Bradesco, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa, e o superintendente do Procon em Alagoas, Daniel Sampaio, para buscar soluções para o problema.

OMS e Governo do Estado

A aglomeração de pessoas é algo que Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda nesse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Decreto de Emergência, do Governo do Estado, proíbe aglomerações em todo o território alagoano.