Geral

[Vídeo] Fila de lotérica de Matriz de Camaragibe conta com multidão aglomerada

É o segundo dia seguido que a cena se repete

Por Maurício Silva 17/04/2020 08h08
[Vídeo] Fila de lotérica de Matriz de Camaragibe conta com multidão aglomerada
Fila de lotérica de Matriz de Camaragibe conta com multidão aglomerada - Foto: Cortesia

A cena voltou a se repetir em Matriz de Camaragibe: uma multidão aglomerada em uma fila gigantesca na Casa Lotérica da cidade do Norte de Alagoas. O cenário é registrado na manhã desta sexta-feira (17), mas a imagem também foi semelhante na quinta-feira (16). O grande número de pessoas é por conta do pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal, o coronavoucher.

Logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17) centenas de pessoas foram até a Praça Bom Jesus, no Centro da cidade, para ter acesso ao auxílio emergencial. No meio da multidão, há mães com crianças de colo, trabalhadores informais, entre outros. A fila é ainda mais gigantesca por conta que os beneficiários do Bolsa Família já começaram a receber.

A aglomeração de pessoas é algo que Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda nesse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Decreto de Emergência, do Governo do Estado, proíbe aglomerações em todo o território alagoano. A preocupação de muitos moradores da cidade é que a doença vem se espalhando por Alagoas. Matriz de Camaragibe não registra caso confirmado do vírus.

O auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200 é reservado para trabalhadores autônomos, informais e microempreendedores individuais (MEIs) que tenham renda comprometida na crise do coronavírus. O coronavoucher também beneficia as pessoas que recebem o Bolsa Família.

A Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível somente pelo site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.