Brasil

Bolsonaro visita obra de hospital com Caiado e Mandetta

Isolado politicamente durante a crise do coronavírus, o presidente busca uma reaproximação com o governador de Goiás

Por 7Segundos 11/04/2020 17h05
Bolsonaro visita obra de hospital com Caiado e Mandetta
Bolsonaro visita obra de hospital de campanha em cidade goiana ao lado de Caiado e Mandetta - Foto: Adriano Machado / Reuters

Com máscara e um colete com o símbolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o presidente Jair Bolsonaro viajou, na manhã deste sábado, 11, à cidade goiana de Águas Lindas, que fica a 56 quilômetros de Brasília, para visitar a construção de um hospital de campanha para atender pacientes com covid-19. A visita conta com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que, no mês passado, anunciou rompimento com Bolsonaro, de quem era aliado de longa data. Isolado politicamente durante a crise do coronavírus, o presidente busca uma reaproximação com o governador.

Bolsonaro chegou ao local de helicóptero por volta das 11h20, acompanhado dos ministros Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo; Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura; e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com quem Bolsonaro trava uma batalha sobre a condução do enfrentamento à pandemia. O compromisso não constava da agenda oficial, e não foi permitido a entrada da imprensa. Todos eles estão de máscaras.

Do lado de fora da área do hospital, um grupo de 50 pessoas se aglomeraram para ver o presidente. Sem máscaras, elas chamavam Caiado de traidor.

O hospital de campanha, instalado em uma área de 10 mil metros quadrados, terá 200 leitos de semi UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender pacientes de Goiás e do Distrito Federal. A construção começou a há uma semana e a previsão é que esteja concluída em 15 dias.

O governo federal arcará com o custo de R$ 10 milhões para a construção e manutenção do hospital por quatro meses. Já os custos com equipe médica e materiais serão de responsabilidade do governo de Goiás.

Desde o início do avanço do coronavírus no País, Bolsonaro tem minimizado a pandemia e já se referiu à doença como "gripezinha". O presidente também tem circulado por áreas comerciais de Brasília, descumprindo orientações de autoridades sanitárias para que população mantenha distanciamento social. Nesses passeios, ele tem posado para fotos e cumprimentado apoiadores.

Bolsonaro defende que a população retome suas rotinas para evitar um colapso da economia e que o isolamento seja restrito a idosos e pessoas com doenças. O presidente tem 65 anos.

Foi após Bolsonaro incentivar, em pronunciamento, que as pessoas voltassem "à normalidade", que Caiado rompeu com ele. "As decisões do presidente na área da Saúde e sobre coronavírus não alcançam Goiás", disse o governador na ocasião.

O distanciamento social é um dos principais pontos de divergência entre Bolsonaro e Mandetta. Outro é a prescrição da hidroxicloroquina para o tratamento da covid, defendida pelo presidente mesmo sem pesquisas conclusivas sobre a eficácia e os efeitos colaterais do medicamento.