Geral

Há alguma diferença entre o termo “ping-pong” e o tênis de mesa?

Por 7Segundos 06/04/2020 15h03
Há alguma diferença entre o termo “ping-pong” e o tênis de mesa?
Há alguma diferença entre o termo “ping-pong” e o tênis de mesa? - Foto: UOL

Embora esse desporto seja visto como um entretimento, o tênis de mesa atualmente se tornou algo profissional e competidor. Claro, que assim como os demais esportes, existe como uma modalidade de hobby/diversão e muitos o chamam de pingue-pongue, mas não custa nada tecer alguns comentários sobre ambos os termos, não é verdade? Vejamos.

Estudos comprovam que o esporte de tênis de mesa possui a velocidade da bola mais rápida do mundo, chegando a velocidades incríveis, isso porque é possível lhe atribuir uma rotação considerável, não muito comum no Brasil, o destaque para esse esporte pertence aos chineses, porém com certeza você já ouviu falar sobre em algum momento, seja na televisão, na internet, nos melhores sites de esportes ou nos melhores sites de apostas em relação aos esportes, ou até mesmo já tenha praticado como diversão, então acredito que não é algo novo. E por não ser algo novo, vejamos um breve comentário sobre sua historicidade.

Onde começou o tênis de mesa?

O tênis de mesa teve inicio em torno do século XIX, na Inglaterra e era jogado anteriormente em um espaço fechado, os livros eram a rede do jogo e a bola era rebatida com a mão, ou caso fosse aceito e tivesse, com uma tampa de um lado para outro. Com o decorrer dos anos esse esporte ganhou crescimento e ficou notório perante a sociedade, eis que uma empresa de brinquedos se interessou pela ideia apresentada e desenvolveu raquetes de madeira para aprimorar o jogo, daí surge o termo “ping pong”, pois elas faziam muito barulho. Posteriormente, a empresa inglesa J. Jaques registrou a marca e a partir desse momento surge o conhecido tênis de mesa, conceituado até hoje.

Decorrido o lapso temporal, ele ganhou sua popularidade, em se tratando de equipamentos, eles passaram a ser aprimorados, pois toda parte do mundo passou a conhecer o tênis de mesa, ou ainda o pingue-pongue de forma recreativa atraindo milhões de pessoas para essa modalidade, seja pela forma técnica ou pela diversão.

O tênis de mesa é considerado um esporte na forma olímpica?

A resposta para essa pergunta é um tanto óbvia! O tênis de mesa desde 1988 (quando foi realizado em Seul) é tido como uma modalidade Olímpica tendo inúmeros jogadores no ramo e bastante conceituados, dentre eles podemos citar XU Xin um mesa-tenista que conquistou medalhas de ouro por equipe sendo campeão olímpico, bem como, Fan Zhendong, jogador chinês que se encontra em segundo lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa.

Atualmente, no Brasil ele está mais popular e segundo dados da UOL, conquistou sua primeira medalha de ouro no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos. Favoritos, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi tiveram problemas contra os argentinos Gaston Alto e Horácio Fuentes, mas venceram a final de duplas masculinas por 4 sets a 2. Agora o tênis de mesa brasileiro tem uma medalha de cada cor em Lima, e ainda briga por mais quatro ouros.

Como jogar tênis de mesa ou o popular pingue-pongue?

Embora pareça fácil, é preciso ter equilíbrio para efetuar uma partida e direcionar corretamente a bola.

Em termos de competições de tênis de mesa, é preciso pousar a bola para que árbitro da partida ou até mesmo o seu adversário possam ter visibilidade da bola, tendo isso, será feito um arremessamento para cima, de no mínimo 16cm e quando a bola estiver caindo em sua direção, você terá de fazer o serviço para que ela quique no seu lado da mesa e em seguida no do adversário, descrevendo dessa forma parecer ser simples, mas acreditem, não é o quanto parece. Tem de haver o cruzamento do serviço, isto é, se foi feito do seu lado direito, será para o lado direito do adversário, conforme o jogo de duplas rege.

Caso a bola toque a rede e caia no lado do adversário, isto é, adentre no campo dele, é considerado um termo que é chamado no jogo de “net” e o serviço não será válido para ninguém, não terá bônus nem ônus, não há limitação em relação aos números de lances inválidos, podendo ser feito até que o lançamento correto seja validado, ou haja uma falha ao ser marcado.

Portanto, tênis de mesa ou pingue-pongue como é dito no cotidiano, é um esporte incrível principalmente para quem procura estudar técnica do jogo, muita rapidez e agilidade, observe seus reflexos, caso sejam rápidos e apurados, ele é ideal para você.