Política

Secretário de Saúde de Jundiá assume presidência do Cosems-AL

Rodrigo Buarque assumiu o lugar de Izabelle Pereira

Por 7Segundos, com Assessoria 03/04/2020 14h02
Secretário de Saúde de Jundiá assume presidência do Cosems-AL
Rodrigo Buarque assumiu o lugar de Izabelle Pereira - Foto: Assessoria

O secretário de Saúde do município de Jundiá, Rodrigo Buarque, assumiu a presidência do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL). Ele foi empossado nesta quinta-feira (2), em cerimônia na sede do órgão em Maceió.

Izabelle Pereira (gestão 2019-2021) transmitiu o cargo a Rodrigo Buarque. O secretário de Saúde de Jundiá ocupava a vice-presidência da entidade, mas agora tornou-se o líder maior da entidade, já que, a ex-presidente renunciou à presidência para assumir outros desafios. A gestora da entidade destacou que deixa o Cosems sólido financeiramente e com R$ 184 mil de recursos em caixa.

Rodrigo Buarque destacou o desafio de presidir a instituição pontuando que há seis anos atuou no Cosems como conselheiro fiscal, diretor financeiro e há 2,8 estava no cargo de vice-presidente. Contabilista com 13 anos de formação e 20 e vida pública, ele conta que em 2009 foi coordenador financeiro e coordenador de saúde. Para ele, trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) é gratificante e um sacerdócio para quem faz dele uma missão de vida.

“Defender o SUS com suas demandas diárias tem sido parte do meu cotidiano e faço isso com paixão, pois 90% dos usuários dependem dele e queremos dar o nosso melhor. Portanto, nosso dever é arregaçar as mangas para propiciar assistência de qualidade, sobretudo na AB, que é a porta de entrada do SUS. Assumo o compromisso de fazer ainda mais pelo Sertão e Região Norte sem excluir as outras regiões, mas destaco que estas precisam de mais de atenção”, salientou o novo presidente do Cosems

A ex-presidente Izabelle Pereira afirmou que comandar a pasta foi um dos maiores desafios de sua vida. “Tive a oportunidade de aprender com grandes seres humanos e profissionais renomados da área do Estado. Conheci de perto a expertise de grandes técnicos que estão no nosso país travando lutas para construir políticas que melhorem a vida do cidadão. Saio do Cosems com o sentimento de ter cumprido uma missão e asseguro que vou continuar contribuindo para um SUS mais justo e desejo ao presidente Rodrigo Buarque que sua passagem contribua para a melhoria da vida da população alagoana”, destacou Izabelle.