Comunidade

Moradores reclamam da péssima qualidade e da falta d’água em Jundiá

População está ainda mais indignada por conta dos cuidados por causa da Covid-19

Por Maurício Silva 31/03/2020 16h04
Moradores reclamam da péssima qualidade e da falta d’água em Jundiá
Moradores reclamam da péssima qualidade e da falta d’água em Jundiá - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Atualizado às 18h37

Os moradores do pacato município de Jundiá, no Norte do Estado, estão indignados com a má qualidade e a falta d’água na cidade. A indignação da população é ainda maior por conta dos cuidados que devem ser tomados por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), onde a água é um meio indispensável de prevenção. Responsável pelo abastecimento do liquido na cidade, a  Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se manifestou por meio de nota.

A reclamação é grande na cidade e os moradores não aguentam mais abrir as torneiras e sair um liquido totalmente turvo. Outro motivo de insatisfação na cidade é que o reservatório de água da Casal está localizado na parte baixa da cidade e o Cemitério São Lucas na parte alta. Os moradores dizem que quando vem a chove, a água da chuva que desce do cemitério passa para o reservatório.

Marco Severino da Silva, de 36 anos, o “Marquinho Ribeiro” é um dos moradores mais indignados. “A água é suja e não abastece toda a cidade. Os moradores do conjunto residencial Maria de Lourdes Rufino, que está localizado na parte alta da cidade, reclamam e estão indignados com a péssima qualidade d'água que é suja e falta diariamente”, contou.

Marquinho Ribeiro também vem cobrando uma posição da Prefeitura de Jundiá e da Câmara Municipal sobre o caso. Ele disse também a situação ocorre há muito tempo na cidade e que todo mês rigorosamente a conta de água chega à casa dos moradores da cidade.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal para cobrar respostas sobre o caso de Jundiá e a companhia enviou uma nota.

Confira a nota na íntegra:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que está tomando todas as medidas possíveis para garantir o abastecimento de Jundiá, o qual vem sendo afetado por questões climáticas que independem da Casal, ou seja, as chuvas dos últimos dias estão carreando muita areia e sedimentos para o manancial que abastece a cidade, tornando a água turva e dificultando o tratamento. Por essa razão, a Companhia faz paradas técnicas do sistema, para evitar fazer a captação de água com um nível de turbidez que impeça o tratamento. Ainda assim, mesmo após tratada, a água mantém a turbidez, só que num nível muito menor do que o verificado na água bruta do manancial. Vale frisar também que a água que chega pela tubulação está tratada e desinfectada, ou seja, livre de quaisquer agentes patogênicos. A Companhia informa ainda que está adquirindo um novo reservatório de fibra para armazenar a água tratada antes dela ser distribuída à população, o que vai aumentar as horas do dia que haverá abastecimento.