Mundo

Coronavírus já infectou 735.560 no mundo, registra instituto dos EUA

Dados do Centro de Pesquisa da Universidade Johns Hopkins apontam que mortes por covid-19 devem passar em breve a barreira dos 35 mil

Por R7 30/03/2020 10h10
Coronavírus já infectou 735.560 no mundo, registra instituto dos EUA
Coronavírus - Foto: Reprodução

O levantamento independente feito pelo Centro de Pesquisa em Coronavírus da Universidade Johns Hopkins, dos EUA, mostra que o número de infectados pelo novo coronavírus em todo o mundo segue crescendo aceleradamente, chegando nesta segunda-feira (30) a 735.560 casos.

O mapa da pandemia de covid-19 feito pelo instituto de pesquisa também indica que o número de mortes deve passar ainda hoje dos 35 mil.

Os pesquisadores da Johns Hopkins monitoram dados locais relacionados à pandemia, somando entre os números de casos confirmados também aqueles que são considerados "infecções presumidas", ou seja, todas as registradas nos sistemas de saúde mesmo que sem testes comprobatórios.

Vários países, como o Brasil, somam nas estatísticas oficiais apenas os casos testados positivos. Como número de testes disponíveis e a capacidade de cada sistema de saúde realizar os testes, além do tempo para realização dos exames, tende a fazer com que os dados oficiais sejam notadamente menor do que o levantamento direto com fontes locais.

EUA, Itália e Espanha têm mais casos

O levantamento da Johns Hopkins confirma que EUA, Itália e Espanha superaram a China em número de casos confirmados. 

No território norte-americano, o número de pessoas infectadas pelo coronavírus Sars-Cov-2 até a manhã desta segunda-feira passa de 143 mil. A Itália tem 97.689 casos, enquanto a Espanha chegou a 85.915.

A China agora tem 82.198 pessoas diagnosticadas com covid-19 desde o início da pandemia em janeiro.