Geral

Alagoana de Porto Calvo fica ‘presa’ em quarentena na Suíça

Eliane Peres estava com retorno agendado para o próximo dia 28 de março

Por Maurício Silva 20/03/2020 09h09
Alagoana de Porto Calvo fica ‘presa’ em quarentena na Suíça
Eliane Peres estava com retorno agendado para o próximo dia 28 de março - Foto: Cortesia

A alagoana Eliane Cordeiro Peres, de 39 anos de idade, está ‘presa’ sem poder sair de casa, em quarentena na Europa para se prevenir da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A empreendedora portocalvense partiu de Porto Calvo, no litoral Norte de Alagoas, para Basel, na Suíça, no dia 4 de janeiro de 2020. Ela têm duas filhas adolescentes no Brasil.

Lia Peres, como ela é conhecida, estava com volta agendada para Porto Calvo para o dia 28 de março, mas o governo federal decidiu suspender os voos vindos da Europa até o dia 30 de abril. Ela disse que só podia ficar na Europa por três meses, mas por conta dos problemas da pandemia, teve que estender o vínculo por mais três meses.

A brasileira está livre do coronavírus, mas está confinada dentro de casa desde o dia 23 de fevereiro. “Aqui está tudo fechado, parece um deserto. Ninguém anda na rua, apenas quem vai trabalhar, mesmo assim com todo cuidado: com máscara, com álcool gel que as empresas dão”, contou. A alagoana disse que sai apenas para comprar comida e ir à farmácia.

Ela não contraiu o vírus, mas vive apreensiva. “Estou bem, estou livre do vírus. Mas meu namorado trabalha, o filho dele trabalha e todos os dias voltam pra casa. Mas graças a Deus estamos livres. Por aqui no lugar que a gente mora não teve nenhum caso. Mas as pessoas estão muito amedrontadas. Os europeus estão apavorados”, relatou.

“Tudo que eu peço a Deus todos os dias é que repreenda esse vírus. Que descubram logo uma vacina para combater esse vírus e que no Brasil não se alastre tanto. Isso é muito sério e que as pessoas tenham cuidado: principalmente com seus familiares, evitar ir para as ruas, aglomerados e está fazendo brincadeira de mau gosto. Enquanto muitos fazem brincadeiras, o pessoal que daqui que teve seus entes queridos levados, eles estão desesperados porque não podem ver. Ontem o carro da polícia levou 160 corpos para cremar”, disse.