Geral

[Vídeo] Fernanda Cavalcanti antecipa férias escolares por conta do coronavírus

Prefeita de São Luís do Quitunde também libera do trabalho servidores acima de 60 anos

Por Maurício Silva 17/03/2020 15h03
[Vídeo] Fernanda Cavalcanti antecipa férias escolares por conta do coronavírus
Prefeita Fernanda Cavalcanti participou do evento - Foto: Reprodução / Facebook

A prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcanti (MDB), anunciou nesta terça-feira (17) que vai adotar medidas preventivas para coibir a chegada do coronavírus (Covid-19) no município do Norte de Alagoas. A gestora disse que vai publicar um decreto que antecipa as férias escolares por 15 dias e que também vai liberar do trabalho servidores municipais acima de 60 anos.

A gestora disse que vai tomar as medidas seguindo as orientações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde para conter o avanço da pandemia. Fernanda Cavalcanti disse também que o decreto a ser publicado é pelo bem estar da população quitundense.

A prefeita gravou um vídeo sobre o tema. “Estamos enfrentando um cenário alarmante em relação ao coronavírus que tem afetado pessoas em todo o mundo. Sabemos também que medidas de prevenção estão sendo tomadas em todos os países, Estados e municípios. E pensando no bem estar da população quitundense, eu, juntamente com meus secretários, decidi que aqui em São Luís do Quitunde iremos seguir a orientação do Governo do Estado, do Governo Federal e do Ministério da Saúde, através de um decreto que eu irei assinar”, disse.

No vídeo, Fernanda Cavalcanti anuncia algumas medidas. “Dentre as medidas que tomamos estão a liberação de servidores com mais de 60 anos de idade de suas funções e a antecipação das férias escolares por 15 dias. Os postos de saúde e hospital continuam com o seu funcionamento normal. Graças a Deus em nosso município não há suspeita de nenhum caso. Mas vamos fazer a nossa parte e acreditar que essa situação será sanada o quanto antes. Peço ainda que vocês sigam a orientação de prevenção e que em caso de sintomas de coronavírus procure a unidade de saúde mais próxima. Estamos trabalhando por todos”, enfatizou.

Pessoas acima de 60 anos de idade e portadores de doenças crônicas e respiratórias fazem parte de um grupo mais suscetível ao contágio pelo Covid-19. Para essas pessoas, o recomendável é evitar contato com outras pessoas e buscar isolamento. A prefeita da Barra de Santo Antônio, Emanuella Moura (PSDB), tomou medidas semelhantes.

Governo do Estado

O governador Renan Filho (MDB) anunciou em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (16), uma série de medidas para conter a propagação do coronavírus (Covid-19) em Alagoas, entre elas a instituição de teletrabalho para os servidores públicos com mais de 60 anos. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, Alagoas possui um caso confirmado e 16 suspeitos da doença.

Entre as medidas adotadas pelo governador estão a suspensão de todos os eventos com público acima de 500 pessoas, além das agendas de inauguração de obras e assinaturas de ordens de serviço do Estado. Renan Filho também recomendou que a iniciativa privada e as prefeituras sigam as mesmas diretrizes.

Confira aqui o vídeo da prefeita: