Geral

FAT beneficia trabalhadores de usina de Porto Calvo

Cerca de 250 pessoas estão procurando o Sine na cidade

Por Maurício Silva 09/03/2020 14h02
FAT beneficia trabalhadores de usina de Porto Calvo
FAT beneficia trabalhadores de usina de Porto Calvo - Foto: Assessoria

O Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) está beneficiando cerca de 250 trabalhadores da Usina Santa Maria, localizada no município de Porto Calvo, no litoral Norte de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (9) os beneficiários foram até a sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na Central de Atendimento ao Cidadão Já!, no bairro Mangazala, para garantir os benefícios do programa.

Os trabalhadores chegaram logo cedo ao Sine Porto Calvo para garantir o benefício. A safra da usina Santa Maria 2019/2020 encerrou no fim de janeiro desse ano e para a direção da indústria açucareira, essa moagem foi melhor do que a anterior e a expectativa é a próxima safra seja ainda melhor.

FAT

FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico. A principal fonte de recursos do FAT é composta pelas contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Quem tem direito?

Trabalhadores que tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base; Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração; Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Central de Atendimento ao Cidadão Já!

A Central de Atendimento ao Cidadão Já! funciona no bairro Mangazala e ofertas os seguintes serviços para a população: Instituto de Identificação; Sistema Nacional de Emprego (Sine); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal); Junta Militar; Sala do Empreendedor; Instituto do Meio Ambiente (IMA); e Detran.