Política

Combate ao abandono escolar é foco de projeto relatado por Rodrigo Cunha

Alagoas figura lamentavelmente no topo do ranking de evasão escolar no ensino infantil

Por Assessoria 04/03/2020 15h03
Combate ao abandono escolar é foco de projeto relatado por Rodrigo Cunha
Combate ao abandono escolar é foco de projeto relatado por Rodrigo Cunha - Foto: Assessoria

A evasão escolar é um problema gravíssimo no sistema educacional brasileiro. O abandono prematuro das salas de aula afeta várias famílias e gera transtornos sociais, interrompendo o ciclo de estudos e o futuro de milhões de estudantes em todo o Brasil. Alagoas figura lamentavelmente no topo do ranking de evasão escolar no ensino infantil, com uma taxa de 6%. No ensino médio, o índice é de 13,7%. Para atacar essa dura realidade, o senador Rodrigo Cunha apresentou um relatório à Comissão de Educação que prevê algumas saídas. 

Uma delas é o recenseamento anual de crianças e adolescentes em idade escolar. Este é o primeiro passo para resolver o problema: saber exatamente quantos alunos deveriam estar em sala de aula, mas não estão. O projeto também obriga o governo a fazer uma chamada pública dos estudantes, realizando uma verdadeira busca ativa de alunos.

“O abandono e a evasão escolar atinge mais fortemente os que já são mais vulneráveis, que acabam ficando alijados do processo educacional. Com isso, seu futuro fica ainda mais restrito e incerto. É preciso que o Estado Brasileiro atue para que nenhuma criança e nenhum adolescente seja deixado para trás”, afirmou Rodrigo Cunha. 

Segundo o IBGE, 4 em cada 10 jovens de 19 anos não concluíram o ensino médio. O Nordeste ostenta a pior taxa do Brasil: 59% dos jovens de 19 anos não concluíram essa etapa do ensino. 

O projeto relatado pelo senador Rodrigo inclui no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a exigência do recenseamento anual escolar e atribui ao Poder Público a responsabilidade de realizar chamadas públicas dos estudantes e zelar, junto aos pais e responsáveis, pela frequência à escola. 
O relatório foi apresentado esta semana na Comissão de Educação do Senado. O autor é o senador Marcos Do Val.