Política

Em encontro com ministro, Rodrigo Cunha reforça compromisso com as creches

Encontro ocorreu nesta segunda-feira

Por Assessoria 03/03/2020 15h03
Em encontro com ministro, Rodrigo Cunha reforça compromisso com as creches
Encontro ocorreu nesta segunda-feira - Foto: Assessoria

Dando sequência ao trabalho que vem realizando desde o início de seu mandato para que sejam entregues à população milhares de creches paralisadas em todo o Brasil, o senador Rodrigo Cunha esteve ontem com o ministro da Educação para cobrar agilidade no repasse de recursos aos municípios. Na condição de presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), o senador apresentou ao ministro uma lista das obras em Alagoas que estão aptas a receber repasses federais para sua conclusão. 

Após um trabalho de fiscalização in loco feito em todo o estado de Alagoas pelo senador e sua equipe, foram constatadas 97 obras de creches que deveriam ter sido entregues, mas seguem paradas ou com o cronograma em atraso. 

“Alagoas tem os piores indicativos na área de educação e analfabetismo. Temos a obrigação de resolver o problema pela raiz, que é oferecendo a todas as crianças a oportunidade de aprender e se desenvolver dentro da sala de aula. Essas obras de creches paradas são um descaso com o dinheiro público, um crime”, defendeu Rodrigo Cunha.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a educação na primeira infância é a prioridade de sua gestão, e que o foco para concluir as creches que não foram entregues será no Nordeste. Segundo ele, não haverá investimento público em novas creches enquanto as que seguem atrasadas ou paralisadas não forem concluídas. Quando entregues, as novas unidades abrirão quase 11 mil novas vagas para crianças de 0 a 6 anos.

Rodrigo Cunha aproveitou a reunião com o ministro para cobrar providências em relação à disseminação de diplomas falsos em cursos de Ensino a Distância (EAD). Tão logo assumiu a presidência da CTFC, o senador realizou uma audiência pública para buscar soluções para os milhares e milhares de estudantes que pagaram, com sacrifício, um curso superior de EAD de boa fé, e ao final receberam um diploma que não tem validade alguma.

Ao ministro, Rodrigo relatou novamente o drama que afeta só em Alagoas mais de 20 mil alunos, e cobrou que seja dada alguma saída para eles. Na reunião foi discutida a possibilidade de se aproveitar as disciplinas já cursadas por esses alunos. Nesse sentido, o senador apontou  que o MEC tem um papel fundamental. Falou-se também da necessidade de haver mais rigor na pena do crime de estelionato, qualificando a conduta das instituições que agiram de má fé.