Tecnologia

WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil

Para 1 em cada 4 entrevistados por pesquisa, uso excessivo do aplicativo atrapalha outras atividades do cotidiano

Por R7 02/03/2020 16h04
WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil
WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil - Foto: Pixabay

O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil, segundo dados divulgados pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box nesta segunda-feira (2).

O aplicativo foi comprado pelo Facebook em 2014 e tem ampla vantagem sobre todos os concorrentes, inclusive sobre o Menssenger.

O mensageiro nativo da rede social de Mark Zuckerberg está presente em 79% dos celulares de brasileiros. O Instagram, que também tem recursos de bate-papo, fica em terceiro lugar, com 76% das preferências.

Leia também: Confira dicas para evitar ser vítima de golpes pelo WhatsApp

O Telegram ocupa a 4ª posição do ranking da pesquisa, instalado em 27% dos smartphones. Apesar de não ser o mais popular, o app dobrou o número de usuários nos últimos 12 meses.

Entre os 2.072 entrevistados pela pesquisa, 98% disseram enviar e receber mensagens pelo WhatsApp todos os dias. Isso faz com que 1 em cada 4 brasileiros considere que o aplicativo é usado por tempo demais e que atrapalha outras atividades.

O proposito original do WhatsApp era facilitar a trocar de mensagens pelo celular, mas esse não é o recurso mais usado. Segundo a pesquisa, enviar e receber fotos é o principal uso da ferramenta (84%).

A publicação de Status, semelhante ao Stories, do Instagram, também é muito popular e é o favorito para 7 em cada 10 usuários.

O próximo recurso que deve ser implementado é o pagamento integrado com o aplicativo. Os rumores na internet sugerem que o WhatsApp Payments será apresentado ainda neste ano.