Meio ambiente

Baronesas infestam rio Manguaba e dificultam tráfego aquaviário

Problema dificulta o fluxo turístico na região

Por Maurício Silva 22/02/2020 15h03
Baronesas infestam rio Manguaba e dificultam tráfego aquaviário
Baronesas infestam rio Manguaba e dificultam tráfego aquaviário - Foto: José Amauri/Cortesia ao 7Segundos

Uma verdadeira onda de baronesas infestou o caudaloso rio Manguaba na manhã deste sábado (22) de Carnaval e dificultou o tráfego aquaviário na famosa Rota Ecológica dos Milagres, nos municípios de Porto de Pedras e Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas.

As baronesas invadiram o Porto da Pedra, no município de Porto de Pedras, e dificultaram o embarque e desembarque das embarcações, em especial a de pequeno porte. O transporte é feito diariamente para o Porto da Balsa, no povoado Barreiras do Boqueirão, em Japaratinga, e vice-versa.

As plantas aquáticas desceram do Manguaba do município de Porto Calvo e foram parar na turística Porto de Pedras. Diariamente, centenas de pessoas fazem o trajeto que liga as duas cidades turísticas de Porto de Pedras e Japaratinga. No Carnaval, o tráfego foi intensificado, mas foi dificultado por conta do problema. A travessia é feita em balsa e em pequenas embarcações.

As baronesas são vegetações verdes com flores roxas que se alimentam da matéria orgânica de esgotos. De acordo com ambientalistas, a infestação é por conta também que há pouca correnteza. As baronesas ajudam a filtrar as impurezas que chegam às águas do rio. Mas, o problema é que, depois de um certo tempo, surgem problemas como o mau cheiro e a dificuldade no transporte aquaviário.