Economia

Carnaval 'em casa' é alternativa para economizar no feriado, diz FGV

Levantamento do FGV IBRE aponta maiores altas na variação de preços do etanol e da gasolina na inflação do carnaval

Por R7 21/02/2020 10h10
Carnaval 'em casa' é alternativa para economizar no feriado, diz FGV
Etanol e gasolina são os vilões da inflação neste carnaval de 2020 - Foto: Reprodução

Um levantamento feito pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) aponta que a inflação do Carnaval ficou em 4,29% entre fevereiro de 2019 e janeiro deste ano. Os vilões foram os combustíveis: o etanol registrou alta de 12,17% e a gasolina subiu 7,32%. Ou seja, deixar o carro em casa parece ser um bom negócio para quem optou por aproveitar a folia onde mora. 

Quem preferir viajar, é melhor que se opte pelo transporte público. Segundo a pesquisa, as passagens de ônibus interurbano subiram apenas 1,58% e as passagens aéreas variaram negativamente (-7,56%). No quesito bebidas fora de casa, cerveja e chopp (4,33%), refrigerantes e água mineral (3,72%) e outras bebidas (1,06%) — essas últimas em menor percentual — tiveram elevação.

De acordo com o economista André Braz, coordenador do IPC do FGV Ibre e responsável pelo levantamento, é importante o planejamento e a atenção com os gastos na rua, mesmo para quem não for viajar. “Se a família optar por não se deslocar, ajuda saber quanto tem no bolso para gastar por dia na rua. Comer e beber fora de casa, apesar de a inflação não estar pressionando tanto, pode pesar no orçamento. Vale manter o bom senso e, se der, carregar alguma bebida ou petisco de casa. Sempre é possível economizar”, explica. 

Serviços de alimentação fora de casa e hotelaria não registraram mudanças significativas nos preços nos últimos 12 meses, e também acumulam alta abaixo da inflação: refeição em bares e restaurantes (3,64%) e hotel (3,90%).

Outros itens aparecem na inflação de Carnaval calculada pelo FGV Ibre, como analgésico e antitérmico (6,54%) e gastroprotetor (4,97%), que subiram no período. Já os protetores de pele registraram alta de 2,31%, abaixo da inflação. 

Braz alerta que, assim como nas finanças pessoais, é importante não abusar da saúde. "Nós incluímos esses itens porque são muito consumidos no período, mas é claro que a máxima 'beba com moderação' deve prevalecer para que todos possam aproveitar os dias de folia", completa.