Turismo

Prefeitura de Maragogi inicia revitalização do Mosteiro de São Bento

Governo municipal também vai investir no turismo religioso

Por Assessoria 11/02/2020 07h07
Prefeitura de Maragogi inicia revitalização do Mosteiro de São Bento
Prefeitura de Maragogi inicia revitalização do Mosteiro de São Bento - Foto: Assessoria

Transformar o Mosteiro de São Bento em uma atração cultural mundialmente conhecida sempre foi um sonho do prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto, e graças a grande parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o senador Fernando Collor e a Arquidiocese de Maceió, este projeto começa a sair do papel e vai ganhando forma.

Serão três fases a serem executadas. A primeira, será o escoramento das ruínas, recompondo as bases para a preservação e valorização das ruínas. Em seguida, virão os outros dois projetos que é o de urbanização da área e a construção de um anfiteatro, uma lanchonete e estacionamentos com baias para ônibus e vagas para carros, além de rampas de acesso para pedestres e um mirante.

O investimento inicial é de R$ 500 mil reais e o prazo de entrega da primeira etapa do projeto está prevista para julho deste ano. Sérgio Lira quer fazer de Maragogi um grande polo cultural, porque o nosso Caribe Brasileiro também é cultura.

Turismo religioso

Após a revitalização, o Mosteiro de São Bento fará parte do chamado “Memorial do Caminho da Fé”, um projeto que visa ligar outros locais sagrados já tombados pelo Iphan, em uma extensão que vai de Recife a Penedo. Um centro de interpretação e memória será erguido nas ruínas e permitirá aos turistas saber o que encontrar nesse caminho de peregrinação. Essa iniciativa vai impulsionar o turismo religioso em nosso município.