Turismo

Passe férias inesquecíveis em Fortaleza

Capital de Ceará, Fortaleza é a quinta maior cidade do Brasil

Por 7segundos 29/01/2020 21h09
Passe férias inesquecíveis em Fortaleza
Passe férias inesquecíveis em Fortaleza - Foto: Cortesia

Capital de Ceará, Fortaleza é a quinta maior cidade do Brasil. Planejar passar férias nesse destino é uma excelente opção para poder ter uma experiência incrível, devido às muitas opções de passeios e entretenimento. Chegar lá de ônibus com Gontijo, por exemplo, é ter a oportunidade de ir conhecendo os arredores da cidade, com uma paisagem maravilhosa. E mais ainda: alugando um carro na Hertz, no centro da cidade, você terá autonomia para fazer passeios espetaculares.

Dependendo do destino de origem, muitas pessoas escolhem ir de avião, outras de carro e muitas de ônibus. Empresas como a Gontijo fazem o trajeto confortavelmente e possibilitando paradas estratégicas durante o caminho. Mas se você preferir se locomover de carro, existe a possibilidade de alugar um na Hertz, pegando o modelo que preferir seja na loja do aeroporto quanto na loja no centro da cidade ou no bairro Aldeota.

Muitos viajantes escolhem viajar nos ônibus da Gontijo, Itapemirim ou Guanabara, pois gostam de ir conhecendo a região e curtir as bebidas e comidas nos restaurantes à beira da estrada. Outros preferem o avião para chegar mais rápido e começar logo a curtir as férias tão desejadas.

Mas há quem goste de viajar de carro, sem depender de horários, rotas e paradas específicas. Isso é possível para quem possui um carro ou também existe a possibilidade de alugar um na Hertz na cidade de origem e devolve-lo em Fortaleza, em alguma das lojas da cidade, voltando para casa de avião. É tudo questão de gosto, de bolso e de vontade!

Que passeios fazer no centro

Fortaleza é uma cidade com muitas atrações para conhecer, ver, percorrer. Por exemplo:

  • A Catedral Metropolitana = dedicada ao padroeiro de Fortaleza, São José, esta catedral foi inaugurada em 1978. Uma bela estrutura arquitetônica de estilo neo gótico por dentro, pintada de cor branca por fora.
  • Museu, Teatro, Mercado = tudo isso bem pertinho um do outro. O Museu de Ceará, o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, o Teatro José de Alencar e o Mercado Central. Tudo merece ser visitado, curtindo também as belas casas coloniais do bairro, os bares e restaurantes da região, que fica pertinho da Praia de Iracema
  • A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção = é uma fortaleza que foi construída no século XVII pelos holandeses, primeiros habitantes que chegaram à região.
  • Feirinha de Beira-Mar = é a feria de artesanato mais famosa da região. Lá, tanto quanto nas diversas lojas e centros comerciais da cidade, é possível encontrar todo tipo de objetos, roupas e souvenires.

As melhores e mais bonitas praias da região

Começar a temporada de férias andando pelo calçadão da Praia de Iracema é o melhor pontapé inicial da viagem. Muitos eventos acontecem por lá, como a festa de Réveillon, campeonatos de vôlei de praia e shows musicais.

Andar até a Ponte dos Ingleses e tirar belas fotos desde o cais, que é um dos símbolos de Fortaleza, é quase obrigatório para todos os visitantes!

Se quiser fazer surfe, uma das melhores praias para praticar esse esporte é a praia de Titanzinho; é uma praia pequena, mas que possui ondas ideais para a prática desse esporte.

Embora não esteja perto do centro da cidade, a Praia do Futuro é uma das mais visitadas por turistas nacionais e internacionais. Possui uma infra-estrutura interessante quanto a restaurantes e pontos de lazer, bem como segurança.

Conhecer os arredores de Fortaleza

Tendo alugado um carro, a possibilidade de conhecer diversos pontos perto da cidade será excelente, embora existam excursões de ônibus.

Jericoacoara é um dos lugares espetaculares para conhecer durante as férias em Fortaleza. O ideal é escolher dois ou três dias para ficar por lá, porque é uma região belíssima para relaxar. Indo para lá, uma boa opção é passar por Cumbuco, que é um povoado pequeno que possui uma lagoa ideal para quem ama fazer kitesurf.

Conhecer também as praias Canoa Quebrada, Morro Branco e Praia das Fontes será uma experiência fantástica, pois as falésias e as dunas conformam uma paisagem simplesmente espetacular. Para quem gosta de uma boa aventura e diversão, é possível alugar um buggy e passear a beira do mar.