Infraestrutura

Obras da Casal em Porto de Pedras reforçam abastecimento em três povoados

Os povoados de Tatuamunha, Lages e Palmeira passarão por melhorias

Por Agência Alagoas 16/01/2020 18h06
Obras da Casal em Porto de Pedras reforçam abastecimento em três povoados
A solenidade foi realizada em Tatuamunha, onde a ETA, orçada em R$ 769.366,48, será instalada. - Foto: Marcio Ferreira

Os povoados de Tatuamunha, Lages e Palmeira, em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, terão o sistema de abastecimento de água melhorado. O governador Renan Filho e o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, autorizaram, na tarde desta quinta-feira (16), o início das obras de reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA), que ampliarão a oferta em toda a região.

Renan Filho recordou que, quando ainda era deputado federal, destinou recursos para melhorar o sistema de abastecimento de água de Tatuamunha, mas lembrou que a região cresceu muito nos últimos anos e que, por isso, novos investimentos precisam ser feitos. "Essa obra que estamos autorizando hoje aqui vai resolver definitivamente o abastecimento de água do povoado de Tatuamunha e das comunidades circunvizinhas", afirmou o governador.

A solenidade foi realizada em Tatuamunha, onde a ETA será instalada. As obras estão orçadas em R$ 769.366,48. Os recursos são da Casal. O investimento contempla a construção de câmara de carga, filtros descendentes e ascendentes (de pedregulhos), três reservatórios, sendo um para lavagem de filtros e dois para abastecimento (20 mil litros cada), além de melhorias da parte física.

Atualmente, o abastecimento é feito pelo município, mas de forma insuficiente. Após a conclusão da obra, a ETA vai atender uma população estimada em 5 mil pessoas por um período de 20 anos, tanto em Tatuamunha, quanto nos povoados vizinhos de Lages e Palmeira.

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, afirmou que a obra será um marco para o município e é muito aguardada pela população. "Trata-se de uma reivindicação antiga de toda essa comunidade. Pra quem não sabe, foi o governador que destinou, ainda quando era deputado federal, os primeiros recursos para que essa obra se concretizasse e hoje ele está dando o pontapé final para que seja expandida e concluída", afirmou o prefeito.

A capacidade de produção da unidade será de quase 32 mil litros de água por hora (ou 31,75m³/h). "O prazo de execução dessa obra é de seis meses. Ao final, esperamos entregar uma estação de tratamento moderna, com todo um sistema completo: redes e ligações domiciliares, de forma que será uma grande transformação na qualidade e na oferta de água aqui nessa região", informou o diretor-presidente da Casal.

Esgotaemento

Renan Filho garantiu que o Governo do Estado vai priorizar os investimentos em esgotamento sanitário para todo o Litoral Norte de Alagoas.

"Toda essa região está priorizada no plano de expansão do esgotamento sanitário. Nós viabilizamos os recursos para fazer o saneamento de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. Isso será um grandioso avanço. A Casal vai ter condições de operar com mais propriedade a coleta e a destinação final do esgoto nessa região. Esse será o passo mais importante para a consolidação do turismo em todo o Norte de Alagoas, ao lado do aeroporto de Maragogi", disse o governador.

Após a solenidade em Tatuamunha, Renan Filho seguiu a Porto Calvo. Acompanhado pelo prefeito do município, David Pedrosa, ele visitou as obras do Hospital Regional do Norte, que está em fase final de construção, com 88,5% dos serviços executados. Acompanharam o governador nas atividades em Porto de Pedras e Porto Calvo o senador Renan Calheiros, o deputado federal Isnaldo Bulhões e prefeitos de municípios da região Norte do Estado.