Geral

Mais de duas mil pulseiras de identificação serão distribuídas em praias de Alagoas

Meta é garantir a segurança de crianças e adolescentes em postos estratégicos

Por Agência Alagoas 09/01/2020 12h12
Mais de duas mil pulseiras de identificação serão distribuídas em praias de Alagoas
A ação é parte da Operação Verão, que envolve todos os órgãos da segurança pública do Estado - Foto: Jonathan Lins

O verão começou, a alta temporada também e os turistas e alagoanos já lotam as praias de Norte a Sul do Estado. Pensando na segurança das milhares de crianças que curtem a estação mais quente do ano, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), realiza a entrega de pulseiras de identificação para meninos, meninas e adolescentes em postos estratégicos do litoral alagoano.

A ação é parte da Operação Verão, que envolve todos os órgãos da segurança pública do Estado e atua de duas formas: entrega da pulseira em todos os postos de atendimento do CBM, com ênfase na capital e região Metropolitana, e em blitz realizada pelos bombeiros nos trechos de praia mais movimentados de Alagoas.

Para o capitão Themisson, do Corpo de Bombeiros de Alagoas, a parceira é importante no trabalho de prevenção a acidentes. “As ocorrências com crianças perdidas é uma das nossas maiores preocupações, por isso essa parceria é essencial. Esse trabalho é também de conscientização, já que muitos banhistas não têm esse hábito de identificar seus filhos. As praias estão lotadas e muito movimentadas, por isso é essencial o pai, a mãe ou o responsável buscar identificar seu filho com a pulseira. Se identificada, será muito fácil encontrá-la, caso a criança se perca”, pontua.

Mais de duas mil pulseirinhas serão entregues crianças de até doze anos. Nelas, é possível escrever o nome do menor, dos pais ou dos responsáveis, além de um telefone para contato. Os postos do Corpo de Bombeiros estão localizados em pontos estratégicos, como Mirante da Sereia, no bairro de Riacho Doce, Praia de Guaxuma, Jatiúca e Pajuçara, em Maceió. Há unidades de atendimento também na praia do Francês, em Marechal Deodoro, e na praia central de Barra de São Miguel, ambas no litoral Sul.

À frente da Sedetur, o secretário Rafael Brito explica que a parceria surge da preocupação da pasta em contribuir com a segurança pública e em tornar a experiência do turista a melhor possível. “Após todos estes anos consecutivos de redução da violência, traço marcante da gestão do governador Renan Filho, a segurança pública se tornou uma das nossas maiores aliadas na consolidação dos atrativos de Alagoas, dentro e fora do país. Com as pulseirinhas, nós auxiliamos na promoção do bem-estar do turista, e quanto melhor a experiência nas nossas cidades, maior a probabilidade de retornar ao nosso destino”, pontua.