Economia

Abatedouro de Porto Calvo será reaberto este mês

Unidade estava fechada desde junho de 2018

Por 7Segundos com Assessoria 07/01/2020 16h04
Abatedouro de Porto Calvo será reaberto este mês
Nova legislação regionaliza o abate e facilita a reabertura de matadouros, bem como a entrada em operação de novos equipamentos - Foto: Márcio Ferreira/ Agência Alagoas

No próximo dia 16 de janeiro será reaberto do abatedouro da cidade de Porto Calvo, sendo o primeiro município alagoano a ter essas unidades reaberta.  Ele estava lacrado desde o dia 5 de junho de 2018.

A reabertura acontece após o governador Renan Filho sancionar nesta terça-feira (7), a lei que institui o Serviço de Inspeção Industrial e Sanitário de Produtos de Origem Animal no Estado de Alagoas (SIE/AL).

A nova legislação regionaliza o abate e facilita a reabertura de matadouros, bem como a entrada em operação de novos equipamentos, sem se descuidar com a qualidade da carne comercializada e a saúde da população.

“O estado era amarrado por uma legislação federal muito dura e a gente melhorou a legislação com uma lei própria, estadual, que garante a qualidade da carne e um abate mais próximo, permitindo que a atividade seja rentável aos marchantes, para as pessoas que trabalham nos matadouros e aos criadores de bovinos, caprinos e suínos”, explicou o governador.

A Adeal poderá reconhecer consórcios ou outras formas de acordos intermunicipais, entre cidades circunvizinhas, para viabilizar o abate de animais em estabelecimentos registrados em Serviço de Inspeção Municipal (SIM), os quais deverão atender às condições higiênico-sanitárias previstas nas normas vigentes.

A lei sancionada pelo governador será publicada na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial do Estado (DOE).