Economia

Número de sindicalizados no Brasil é o menor em 7 anos, diz IBGE

Fuga de 1,5 milhão de profissionais faz com que apenas 12,5% dos 92,3 milhões de trabalhadores brasileiros sejam filiados a uma instituição sindical

Por R7 18/12/2019 10h10
Número de sindicalizados no Brasil é o menor em 7 anos, diz IBGE
Reforma trabalhista desobrigou filiação sindical - Foto: R7

Apenas 12,5% dos 92,3 milhões de profissionais ocupados em 2018 estavam associados a algum sindicato, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (18), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com a fuga de 1,5 milhão de profissionais na comparação com 2017, o número de sindicalizados despencou ao menor nível desde 2012, ano em que a pesquisa começou a ser realizada.

O recorde negativo ocorre apenas um ano após a aprovação da reforma trabalhista, que tirou a obrigatoriedade do pagamento do imposto na conta de confederações, centrais e sindicatos.

O indicador Características Adicionais do Mercado de Trabalho, desenvolvido com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), aponta ainda para a redução na taxa de sindicalização em todas as categorias.

Na análise por áreas da economia, todos registraram queda no volume de sindicalizados. Ainda assim, os empregados no setor público seguem com o maior percentual de filiados (25,7%). Em seguida, aparecem os funcionários do setor privado com carteira assinada (16%).

Já a taxa de sindicalização dos trabalhadores por conta própria caiu de 8,6% para 7,6% no ano passado. Entre os empregados sem carteira assinada no setor privado, a taxa de filiação sindical caiu de 5,1% para 4,5%.

A maior queda no número de sindicalizados foi registrada pelos empregadores, de 15,6% para 12,3%. A categoria foi seguida pelos trabalhadores do setor privado, cuja filiação caiu de 19,1% para 16%.