Política

“Equatorial precisa melhorar serviços em Alagoas” diz Marx Beltrão na ANEEL

Deputado é o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional

Por Assessoria 18/12/2019 15h03
“Equatorial precisa melhorar serviços em Alagoas” diz Marx Beltrão na ANEEL
“Equatorial precisa melhorar serviços em Alagoas” diz Marx Beltrão na ANEEL - Foto: Assessoria

Em audiência realizada na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) realizada nesta quarta-feira (18), o coordenador da bancada alagoana em Brasília, deputado federal Marx Beltrão (PSD), afirmou que a “Equatorial Energia precisa melhorar seus serviços em Alagoas, pois é inadmissível que a população tenha que conviver com apagões, cobranças indevidas ou cortes irregulares no fornecimento de energia elétrica”.

Beltrão foi recebido na ANEEL pelo diretor geral da Agência, André Pepitone da Nóbrega, e também pelo diretor Rodrigo Limp Nascimento. Na audiência, o parlamentar entregou ofício aos gestores da autarquia no qual pede para que o órgão fiscalizador atue com “atenção especial no sentido de apurar e encaminhar medidas cabíveis a diversas situações envolvendo a prestação de serviços pela companhia Equatorial Energia em Alagoas”.

Entre as missões da ANEEL está fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica. É tarefa da Agência, também, estabelecer punições e multas para concessionários e permissionários que não estejam de acordo com suas regulamentações. Em síntese, a ANEEL tem como função principal proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em beneficio da sociedade.

No ofício, Beltrão reforça que “quando a empresa assumiu a responsabilidade pelo fornecimento de energia no estado, em 18 de março deste ano, a promessa era de que a privatização iria melhorar a qualidade dos serviços e trazer investimentos vultosos da ordem de R$ 545,7 milhões para reforçar a distribuição de energia em Alagoas. Menos de 15 dias após a Equatorial ter passado a controlar as operações, denúncias começaram a despontar pelo estado” diz o texto assinado por Marx.

“Há ainda registros de apagões em diversas regiões de Alagoas e na capital Maceió, que continuam a ocorrer com frequência, além de críticas em relação ao aumento das tarifas e falta de previsibilidade nos critérios de reajuste”, relata o parlamentar no documento entregue à diretoria da ANEEL.