Celebridades

Elza Soares: 'Quem me viu de enxada, hoje me vê com coroa'

Cantora falou durante celebração dos 18 anos da Feira Preta no Memorial da América Latina

Por R7 09/12/2019 16h04
Elza Soares: 'Quem me viu de enxada, hoje me vê com coroa'
Cantora fez show gratuito no Memorial da América Latina - Foto: Divulgação

Respeito é o que Elza Soares diz aprender, aos 82 anos, com a nova geração de fãs que a cultua. No último sábado (7), a cantora foi a principal atração na Feira Preta, evento que celebrou 18 anos como o maior festival de cultura negra da América Latina, que teve apoio do Instagram para lançar o tema ‘Passado, Presente e Futuro”.

“Quem me viu de enxada, pá e picareta na mão, hoje me vê com uma coroa de rainha. Sabe por quê? Porque eu não tive medo. Eu sempre enfrentei a vida. Quem não tem medo vai avante.”

Para falar das conquistas da população negra, a produção da Feira Preta exaltou a trajetória de personalidades como Maria Carolina de Jesus, Laudelina de Campos Melo, Luiz Gama, e a própria Elza, que abriu sua primeira apresentação oficial do evento com a releitura do hit “A Carne”: se antes, segundo a canção, a carne negra era a mais barata do mercado, em 2019 “Não Tá Mais de Graça” vira título de uma das principais faixas do álbum "Planeta Fome". Do alto do palco no Memorial da América Latina, a cantora provoca a plateia.

“Ainda estamos muito calados. Temos que fazer barulho em todos os lugares que estivermos. Estamos vivendo no Planeta Fome. Fome de saúde, de respeito, de amor.”

‘Elza perpassa o tempo’

Para Adriana Barbosa, criadora do festival, a chegada da cantora à Feira Preta representa a consolidação de quase duas décadas do evento.

“O tema de 2019 é passado, presente e futuro, mas Elza perpassa o tempo, desde a questão da ancestralidade à produção futurista. Nada mais justo do que contarmos a história dos 18 anos da Feira Preta com ela.”