Polícia

Sem-terra morto em Porto Calvo teve plantação queimada semanas atrás

“Ninho” foi assassinado na sexta (06)

Por 7segundos 07/12/2019 15h03
Sem-terra morto em Porto Calvo teve plantação queimada semanas atrás
Claudemir Lourenço, o “Ninho” de camisa preta ao lado da esposa Sandra Rogéria, a “Betinha” - Foto: Cortesia

Na tarde da última sexta (06) foi assassinado à tiros o sem terra Claudemir Lourenço da Silva, de 40 anos, conhecido como “Ninho”. Ele fazia parte do assentamento da Fazenda Bom Retiro, no município de Porto Calvo. A área pertence à Destilaria Santa Maria e tornou-se uma área de litígio entre a Destilaria e a comunidade acampada de Bom Retiro.

Segundo informações de testemunhas, ele foi assassinado quando estava trabalhando na própria roça. Em outro acontecimento recente, boa parte do plantio de banana maçã e prata de Ninho foram queimados por pessoas não identificadas, e essa não é a primeira vez que as lavouras dele foram incendiadas. Ele era natural de Caruaru e há 4 anos  morava no acampamento, juntamente com sua esposa Sandra Rogéria de Lima, conhecida como  “Betinha”.

O líder comunitário e pastor evangélico Luiz de França, que é morador e Presidente da Associação que representa a comunidade afirmou que "esse trágico acontecimento abalou toda comunidade acampada, mas confio na justiça para prender os assassinos de Claudemir Lourenço. A morte do companheiro Ninho jamais fará retroceder a luta pela terra e  que todos os acampados estão ainda mais fortalecidos para que seus objetivos sejam atingidos”.

Equipes da Polícia Civil, além dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) foram acionadas para os procedimentos cabíveis. Militares pertencentes ao 6º BPM realizaram rondas na tentativa de capturar o acusado, sem sucesso. Ainda não se sabe quem cometeu o crime. O corpo de “Ninho” foi trasladado para Maceió para autópsia, e depois será enterrado no cemitério de Porto Calvo.