Política

Bolsonaro elogia liberação da venda de remédios à base de maconha

'Garantirá melhor acesso dos pacientes ao tratamento, mesmo com a não aprovação cultivo', diz postagem do presidente no Twitter

Por Estadão Conteúdo 04/12/2019 15h03
Bolsonaro elogia liberação da venda de remédios à base de maconha
Planta de 'Cannabis sativa', da qual é possível extrair o canabidiol - Foto: Kimzy Nanney/Unsplash

O presidente Jair Bolsonaro comentou nesta quarta-feira, 4, a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de regulamentar o registro e a venda de produtos à base de cannabis (maconha) em farmácias brasileiras. "Resultado garantirá melhor acesso dos pacientes ao tratamento, mesmo com a não aprovação do cultivo", escreveu no Twitter.

A norma entrará em vigor em 90 dias e, segundo a agência, deve atender milhões de pacientes. A diretoria da Anvisa decidiu, contudo, vetar o plantio da erva em território nacional para fins científicos e medicinais - o que foi lembrado por Bolsonaro na postagem. 

"Anvisa aprovou a autorização de registro de medicamentos à base de cannabis. O cultivo para fins medicinais foi arquivado após 2 diretores seguirem o voto do diretor Antonio Barra. Resultado garantirá melhor acesso dos pacientes ao tratamento, mesmo com a não aprovação do cultivo."

O único voto favorável ao plantio foi o do presidente da agência, William Dib. Três diretores votaram contra o cultivo. A proposta enfrentava resistência dentro do governo Bolsonaro - o ministro da Cidadania, Osmar Terra, chegou a se manifestar contra a ideia. 

Dessa forma, as empresas que se instalarem no Brasil para produzir medicamentos à base de cannabis precisarão  importar os insumos para fabricar seus produtos. Essas empresas também poderão importar os produtos prontos, já com as bulas traduzidas para o português. 

Na terça-feira, Dib disse acreditar que, no futuro, o debate do plantio poderá voltar à agenda da Anvisa ou do Congresso Nacional. A Anvisa estima que até 13 milhões de pacientes serão beneficiados com a aprovação da regulamentação do registro e da venda desses medicamentos.

Só um medicamento deste tipo está registrado no Brasil: o Mevatyl, de preço superior a R$ 2 mil e indicado apenas para espasticidade moderada a grave relacionada à esclerose múltipla. Hoje, a maioria dos pacientes com prescrição médica de produto à base de cannabis tem de importar os medicamentos. A expectativa é que mais produtos cheguem às prateleiras em 2020.