Educação

Candidatos fazem a 2ª prova do Enem neste domingo

No 1° dia de prova, os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e ciências humanas

Por Notícias ao Minuto 10/11/2019 11h11
Candidatos fazem a 2ª prova do Enem neste domingo
Neste domingo (10), candidatos fazem a 2ª prova do Enem - Foto: DR

SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Neste domingo (19), acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que tem uma previsão de receber mais de 5 milhões de candidatos em todo o Brasil. Agora é a vez das provas de ciências da natureza e de matemática, cada uma com 45 perguntas de múltipla escolha.

No primeiro dia de prova, os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas. A primeira edição do Enem sob o governo Jair Bolsonaro (PSL) foi também a primeira em dez anos que não trouxe nenhuma questão relativa à ditadura militar (1964-1985).

Veja dicas para as provas:

1) As provas terão 30 minutos a menos que no primeiro dia. Os participantes terão cinco horas para resolver as questões. A prova termina às 18h30.Os portões abrem às 12h e fecham às 13h no horário de Brasília.  Se seu Estado tem fuso horário diferente, fique atento:Portões abrem às 10h e fecham às 11h no Acre e nos seguintes municípios do Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga. Portões abrem às 11h e fecham às 12h no Amazonas, com exceção dos municípios lisados acima, e em Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No distrito de Fernando de Noronha, é permitido acessar o local das 13h às 14h. 2) Verifique a hora certa e não se deixe enganar por celulares ou relógios de rua, que podem estar marcando indevidamente o horário de verão.3) É obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta para o preenchimento do cartão-resposta.4) Qualquer outro material além da caneta preta, incluindo lápis ou lapiseira, será guardado dentro do porta-objetos fornecido pelo aplicador do exame na sala. A embalagem será lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.5) Qualquer ruído emitido por celular ou outro aparelho eletrônico, mesmo que esteja desligado e embalado no porta-objetos, causará a eliminação imediata do candidato.6) Para identificação, serão aceitos apenas documentos originais. Não é possível acessar a prova utilizando cópias autenticadas ou documentos digitais. Em caso de roubo, deverá ser apresentado boletim de ocorrência, e o candidato deverá fazer uma identificação especial, com coleta de dados biométricos, de informações pessoais e da assinatura em formulário próprio. O procedimento de identificação especial também serve para candidatos que apresentem documentos que estejam danificados, ilegíveis ou com foto que tenha fisionomia diferente e que não permita a identificação.7) Todos os alimentos serão revistados. O Inep recomenda que as garrafas de água sejam transparentes e que os lanches estejam lacrados.8) Evite comidas gordurosas. Alimentos salgados ajudam a evitar a pressão baixa.9) O Inep recomenda, em comunicado publicado no site, que o participante leve uma versão impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição, que contém informações pessoais do candidato e informações específicas sobre o local da prova.