Política

Câmara de Porto Calvo vai convocar suplente de Jason Júnior e nova eleição

Biu Buguru é o substituto do presidente da Casa

Por Maurício Silva 06/11/2019 15h03
Câmara de Porto Calvo vai convocar suplente de Jason Júnior e nova eleição
Câmara de Porto Calvo vai convocar suplente de Jason Júnior e nova eleição - Foto: 7Segundos

A Câmara de Porto Calvo vai convocar ainda esta semana o substituto do vereador Jason Azevedo do Nascimento Júnior (DEM), que morreu em um trágico acidente na noite da última segunda-feira (4), na rodovia AL 105 em São Luís do Quitunde. O empresário Benedito Adelino Santos Bandeira “Biu Buguru” (PR) é o suplente do então presidente da Casa Laurindo Francisco de Oliveira. Os vereadores também vão participar de uma nova eleição para o cargo de presidente da Mesa Diretoria nos próximos dias. Porém, ainda não há uma data para o pleito interno.

Atual vice-presidente da Mesa Diretora, Aldir da Costa Siqueira (Pros) confirmou que a convocação de Biu Buguru deve ser feita ainda esta semana para que o empresário ocupe a vaga que era ocupada por Jason Azevedo do Nascimento Júnior. A convocação do suplente é um processo natural por conta da morte do parlamentar, assim como também uma nova eleição, já que, o cargo de presidente ficou vago e o regime interno rege que deve ser convocada uma nova eleição para o cargo vago.

O 7Segundos entrou em contato com Biu Buguru e ele foi questionado se já tinha uma posição sobre assumir o cargo e ele respondeu: “Ainda não”. O empresário disse que primeiro deve resolver umas questões pessoais para então decidir. Ele também ressaltou que ainda não recebeu nenhuma notificação da Câmara Municipal. Benedito Adelino Santos Bandeira tem 56 anos de idade e foi o décimo mais votado com 599 votos nas eleições 2016, mas não ficou entre os 11 eleitos por conta do quoeficiente eleitoral da coligação.

Aldir Siqueira comentou sobre o processo de posse “A gente vai oficiar o cartório eleitoral e daí a gente vai convocar o suplente. O ofício, a Câmara Municipal já está preparando para encaminhar ao cartório... O suplente depois que tiver tudo certinho, a gente vai convocar ele, aí ele tem 15 dias para se apresentar e tomar posse”, informou.

O Cartório Eleitoral, porém, comunicou que se Benedito Adelino Santos Bandeira estiver com o diploma em mãos, todo o processo pode ser feito pela Casa Laurindo Francisco de Oliveira. Mas caso ele ainda não tenha o diploma de vereador, ele deve procurar o cartório para adquirir o documento.

Mesa

A formação da Mesa Diretora da Câmara Municipal tinha a seguinte formação: presidente, Jason Azevedo Nascimento Júnior (DEM); vice-presidente, Aldir da Costa Siqueira (Pros); 1º secretário Roberto Malaquias (Patriotas); e 2ª secretária Maria da Apresentação Omena Prado “Presenta” (PRB). Caso um dos ocupantes da atual Mesa se candidatar ao cargo que era ocupado por Jason Júnior, o vereador deve renunciar ao atual cargo e a vaga deixada também vai ser disputada na eleição.