Meio ambiente

Sérgio Lira cobra agilidade sobre esclarecimento do vazamento de óleo

Prefeito de Maragogi concedeu entrevista coletiva em Maceió

Por 7Segundos 31/10/2019 15h03
Sérgio Lira cobra agilidade sobre esclarecimento do vazamento de óleo
Prefeito Sérgio Lira concede coletiva na AMA - Foto: Angelo Farias/7Segundos

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (PP), cobrou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (31), em Maceió, celeridade das autoridades para o esclarecimento do desastre ambiental do vazamento de óleo que atingiu a cidade turística e os nove Estados do Nordeste há mais de 60 dias. Ele esteve ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos.

O gestor da cidade litorânea também afirmou na oportunidade durante o encontro na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que as nove praias do município estão limpas e aptas para o banho. Para ele, Maragogi foi o município mais atingido negativamente pela mídia durante esse período.

Sérgio Lira comentou que é preciso mais celeridade para descobrir a origem do vazamento. “Em nenhum desastre dessa natureza, em qualquer parte do mundo e eu tenho como referência a Espanha, o Canadá e o próprio golfo do México, não se demora tanto para esclarecer essas coisas. Não entendo como a gente já levou esses 60 dias e continua sem esclarecimento, realmente causa muita estranheza”, destacou.

O gestor garantiu que o impacto ambiental na cidade só não foi maior porque o governo municipal se antecipou aos fatos. “Nós nos mobilizamos antes. Fizemos estudos, nós nos preparamos antes, tanto é verdade que a gente socorreu nosso município vizinho de Japaratinga. Estávamos todos mobilizados, já sabedores do que vinha e como vinha”, ressaltou.

Sobre custos, Sérgio Lira disse que Maragogi já gastou aproximadamente R$ 150 mil em decorrência do desastre ambiental e que foi registrada queda de 40% no turismo e que o setor representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Ele disse também que os recursos recebidos por enquanto se restringem aos planos de contingência.

Sérgio Lira frisou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota técnica sobre o problema ambiental e que entre as medidas estão, por exemplo, orienta por enquanto não consumir mariscos, caranguejos e ostras nesse período. Ele disse também que governo municipal também está tomando todas providências necessárias.

Confira um vídeo da Prefeitura de Maragogi sobre a realidade atual das praias de Maragogi: