Meio ambiente

170 pessoas continuam trabalhando na limpeza das praias de Japaratinga

Município foi o mais afetado com as manchas de petróleo

Por 7Segundos, com Assessoria 29/10/2019 16h04
170 pessoas continuam trabalhando na limpeza das praias de Japaratinga
Reeducandos usam ciscadores e peneiras para recolher material poluente das praias de Japaratinga - Foto: Bruno Soriano

A nota técnica do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) divulgada pelo Governo de Alagoas nesta terça-feira (29) informou que o trabalho mais intenso de retirada de manchas de petróleo segue em Japaratinga, com cerca de 170 pessoas, entre reeducandos do sistema prisional, soldados do Exército e da Marinha, brigadistas do Ibama e do ICMBio, trabalhadores contratados pelo IMA e pela prefeitura e Defesa Civil estadual.

A maior parte das áreas afetadas em Maragogi já foram limpas, mas seguem sendo monitoradas. Aquelas que ainda há fragmentos de óleo estão sendo limpas por trabalhadores contratados pelo IMA e pela prefeitura.

O total de material coletado nos locais afetados pelas manchas de óleo passa de 1.600 toneladas, entre óleo e areia contaminados, considerando que são 42 pontos afetados no Estado e que na verificação de retorno não houve registro em cinco locais.

Representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) relataram, durante reunião da segunda-feira (28), que pelo menos 14 professores estão à disposição para colaborar com os trabalhos. Além disso, deverão fazer coletas de amostras em 10 diferentes pontos para analisar metais e hidrocarbonetos. Relataram ainda que coletaram 25 peixes carapebas, entre Maceió (bairro de Ipioca) e Paripueira, mas não encontraram vestígios de óleo.

- A equipe do IMA realiza coleta de amostras nas praias de Maragogi e Japaratinga na tarde desta terça-feira (29). Para a quarta-feira (30) estão previstas coletas em Maceió e Piaçabuçu. As mostras serão encaminhadas para análise de óleos e graxos em um laboratório contratado pelo Instituto.

- Até o momento já foram feitos mergulhos para analisar a situação de corais e arrecifes em: Ipioca (Maceió) - Ufal; Paripueira - Ufal, Coruripe – Ufal; Francês (Marechal Deodoro) - mergulhadores da Defesa Civil do Estado; Pajuçara (Maceió) – empresa parceira do IMA. Em nenhum dos mergulhos foi constatada a presença de óleo nos locais. As áreas dos corais, em Coruripe e em Feliz Deserto deverão passar por averiguação mais detalhada.

- Entre terça e quarta-feira (28 e 29), o Exército levantou dois acampamentos para trabalhar, por tempo indeterminado, nos dois municípios mais afetados: Piaçabuçu e Japaratinga.

- Piaçabuçu. Continuam as ações de limpeza, desde a região da foz do rio São Francisco até o município de Feliz Deserto, onde acontece, nesta quarta-feira (29), um mutirão de trabalho com a participação dos colaboradores do IMA.

- Coruripe. Continuam os trabalhos feitos por uma empresa contratada pela Petrobrás para a retirada do óleo dos beachrocks (espécies de pedras existentes na areia).

- Barra de São Miguel. Continua a ação de limpeza articulada pela prefeitura local.