Brasil

Projeto quer impedir que homens deem banho em crianças em escolas

Texto determina que "atividades pedagógicas e aquelas que não impliquem cuidado íntimo com as crianças" poderão ser realizadas por homens

Por R7 29/10/2019 11h11
Projeto quer impedir que homens deem banho em crianças em escolas
Janaína é uma das autoras do projeto de lei - Foto: R7

As deputadas estaduais de São Paulo Janaina Paschoal, Leticia Aguiar , Valeria Bolsonaro, todas do PSL, protocolaram um projeto de lei que tem como objetivo impedir que homens deem banho, troquem fraldas e roupas e ajudem crianças a ir ao banheiro em escolas de educação infantil de São Paulo. 

No ensino fundamental I, as crianças também poderão ser acompanhadas apenas por mulheres para irem ao banheiro. 

Segundo o texto, as "atividades pedagógicas e aquelas que não impliquem cuidado íntimo com as crianças poderão ser desempenhadas por profissionais de ambos os sexos".

O projeto ainda garante que os homens que são responsáveis por estas atividades serão reaproveitados em outras atividades sem prejuízo no salário e também se aplica aos cuidadores das crianças com necessidades especiais.

O texto precisa ser aprovado para entrar em vigor. Segundo o site da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o projeto deu entrada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação no dia 24 de outubro deste ano.