Meio ambiente

Manchas: Prefeitura de Japaratinga decreta oficialmente situação de emergência

Município foi o mais atingido por manchas de óleo em Alagoas

Por Maurício Silva 28/10/2019 15h03
Manchas: Prefeitura de Japaratinga decreta oficialmente situação de emergência
Reeducandos usam ciscadores e peneiras para recolher material poluente das praias de Japaratinga - Foto: Bruno Soriano

A Prefeitura de Japaratinga publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (28) o decreto de situação de emergência no município por conta das manchas de petróleo que invadiram as praias da cidade do litoral Norte de Alagoas. O litoral japaratinguense foi o mais afetado do Estado com o desastre ambiental.

Para decretar situação de emergência, o prefeito Klever Rêgo Loureiro Júnior, citou entre as alegações para a medida, que o desastre ambiental causou danos de proporções inestimáveis. Ele alegou também que as manchas também causaram fortes impactos ambientais, sociais e econômicos.

Klever Rêgo Loureiro Júnior decidiu expedir o decreto no dia 24 de outubro de 2019, mas foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (28). A medida tomada pelo prefeito tem validade de 60 dias a partir da publicação oficial.

Com isso, Japaratinga tornou-se oficialmente o segundo município de Alagoas, a decretar situação de emergência por conta das manchas de óleo que invadiram as praias. Antes dele, Coruripe, no Litoral Sul alagoano já havia expedido decreto no dia 18.

Maragogi

Já a Prefeitura de Maragogi publicou no Diário Oficial dos Municípios (DOM) desta segunda-feira (28) um decreto de alerta máximo no município. A medida foi tomada pelo prefeito Fernando Sérgio Lira Neto também por conta da invasão de petróleo que há mais de dois meses atingiu o Nordeste.