Meio ambiente

Alagoas tem dois municípios em situação de emergência em decorrência das manchas de óleo

Japaratinga expediu decreto na última quinta (24) e, em Coruripe, Comitê Gestor de Crise concentra ações

Por 7Segundos com agências 26/10/2019 11h11
Alagoas tem dois municípios em situação de emergência em decorrência das manchas de óleo
Reeducandos iniciam trabalhos para retirar óleo das praias de Japaratinga - Foto: Agência Alagoas

As manchas de petróleo que atinge as praias do Nordeste há quase dois meses levou a duas prefeituras alagoanas a decretarem situação de emergência. Na última quinta (24), o prefeito de Japaratinga, Júnior Loureiro, expediu decreto, com o intuito de agilizar ações para fazer a limpeza das praias e mangues no município.

Antes dele, Coruripe, no Litoral Sul alagoano já havia expedido decreto no dia 18. O município criou um Comitê Gestor de Crise para organizar as ações de limpeza das praias e monitorar as áreas afetadas.  As ações, no entanto, não conseguiram impedir que o petróleo atingisse a foz do rio Coruripe. De acordo com pesquisadores da Ufal, as manchas já atingiram aproximadamente sete quilômetros do rio.

Desde o início de outubro, quanto as manchas começaram a surgir em praias alagoanas, os grupos de trabalho da Ufal e do Ibama relatam que 180 quilômetros do litoral de Alagoas foi atingido pelo desastre ambiental, incluindo as praias de Guaxuma e Pajuçara, onde pequenos fragmentos de petróleo cru passaram a ser encontrados na última sexta-feira (25).

Em Japaratinga, o município afirma que já está utilizando recursos próprios para fazer a limpeza das praias e dos mangues, com a ajuda de voluntários e de maquinário. O decreto de emergência afirma ainda que o desastre ambiental deve ter consequências para a economia da região, que sobrevive principalmente do turismo.