Meio ambiente

Petróleo: grupo de voluntários faz limpeza nas praias e rios de Maragogi

Ação ocorreu nesta terça-feira

Por 7Segundos, com Assessoria 22/10/2019 14h02
Petróleo: grupo de voluntários faz limpeza nas praias e rios de Maragogi
Petróleo: grupo de voluntários faz limpeza nas praias e rios de Maragogi - Foto: Cortesia

A população fez uma grande ação conjunta de limpeza nesta terça-feira (22) nas praias e rios do município de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. O mutirão para limpar o petróleo cru uniu representantes da Prefeitura Municipal, empresários, turistas, estudantes e moradores da cidade litorânea.

Ao todo, foram quatro pontos municipais de coleta criados pelos voluntários, na cidade turística. Os voluntários fizeram limpezas nos rios Salgado, Maragogi e Persinunga, além das visitadas praias da cidade turística.

Os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, do Grêmio Paulo Freire participaram da ação. O diretor de esportes do grêmio, Adhemar Victor Ferreira Bispo, comentou a ação. “Estão indo para as algas e sargaço e isso dificulta a remoção delas. Ainda tem muito óleo e seria bom que mais pessoas se mobilizassem”, afirmou.

Os estudantes levaram luvas, sacos e material de proteção individual para se juntarem aos voluntários da limpeza das praias da cidade. A ação voluntária dos alunos começou por volta das 9h30 e terminou pouco antes das 12h, na “boca do rio”, no distrito Peroba.

Ações de retirada de resíduos da praia já estavam programadas para serem realizadas pelo Grêmio Paulo Freire. No entanto, conforme o diretor de Esportes, elas foram antecipadas devido à chegada de manchas de petróleo a Maragogi, cuja primeira aparição ocorreu na quarta-feira (16). Nesta terça-feira (22), foi o dia local de limpeza voluntária na cidade. A divulgação do evento ocorreu em redes sociais e em aplicativos de trocas de mensagens.