Meio ambiente

Reeducandos iniciam trabalhos para retirar óleo das praias de Japaratinga

Seris passa a integrar Grupo Técnico de Acompanhamento criado para garantir a limpeza das áreas afetadas

Por Agência Alagoas 18/10/2019 08h08
Reeducandos iniciam trabalhos para retirar óleo das praias de Japaratinga
Reeducandos iniciam trabalhos para retirar óleo das praias de Japaratinga - Foto: Agência Alagoas

Mais de 40 reeducandos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto seguiram viagem, nesta quinta-feira (17), com destino à cidade de Japaratinga, litoral Norte de Alagoas, juntando-se a homens da Defesa Civil Estadual, funcionários da Prefeitura local e servidores de outras secretarias de Estado para reforçar o trabalho de retirada do óleo que alcançou quase 180 praias de 72 municípios da região Nordeste.

Os reeducandos – que vão otimizar a coleta do petróleo cru nas praias atingidas – integram o projeto da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que promove a reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.

A inserção da Seris no Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) – criado para garantir o monitoramento e a limpeza das áreas afetadas em todo o estado – foi definida em reunião realizada nessa quarta-feira (19), na Capitania dos Portos de Alagoas. Na oportunidade, o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, colocou-se à disposição dos órgãos envolvidos, reforçando a importância da união de esforços no sentido de se evitar maiores danos ao meio ambiente.

Além dos 42 reeducandos, dois ônibus que compõem a frota do sistema prisional foram cedidos às equipes integrantes da força-tarefa. “O governador Renan Filho está empenhado não apenas em inspecionar as áreas atingidas pelo óleo, mas também em solucionar o problema em definitivo. Nesse sentido, a Seris dá sua parcela de contribuição ao ofertar a mão-de-obra qualificada destes reeducandos, todos assistidos por meio do projeto Uma Nova História”, comentou o secretário.

Ao todo, já são 39 convênios firmados pela Seris com empresas públicas e privadas, proporcionando oportunidades de emprego a 788 reeducandos, que também têm direito à remição da pena, como previsto na Lei de Execução Penal.

GTA

O Grupo Técnico de Acompanhamento é formado por representantes de órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) – e federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) –, contando também com o apoio da Marinha e das secretarias de Meio Ambiente dos municípios atingidos.

Em Japaratinga – cidade que está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do Brasil –, 60 fuzileiros navais também atuam na remoção do material cuja origem segue desconhecida. Há, ainda, um posto de comando montado na Praça Padre Cícero, onde são debatidas e definidas as estratégias de ação imediata.

Até essa quarta-feira (16), segundo a Semarh, já foram recolhidas 150 toneladas de óleo em Alagoas. Todo o material poluente está sendo levado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar, onde é feita a destinação adequada.