Meio ambiente

Reeducandos vão colaborar na limpeza das manchas no litoral Norte

Grupo Técnico de Acompanhamento monitora praias

Por 7Segundos, com Assessoria 17/10/2019 11h11
Reeducandos vão colaborar na limpeza das manchas no litoral Norte
A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social enviará reeducandos para colaborar com o trabalho de retirada do óleo das praias - Foto: Assessoria

A reunião do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) definiu que reeducandos vão participar da limpeza dos óleos que afetaram as praias de Japaratinga e Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. Os detentos vão participar do mutirão nesta quinta-feira (17) na cidade litorânea que mais foi afetada.

O mutirão em Japaratinga conta com 50 pessoas organizadas pelo órgão municipal de Meio Ambiente para início da ação. O grupo será reforçado por mais 50 reeducandos arregimentados pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), 60 militares da Marinha, e 40 pessoas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Na quarta-feira (16), as ações de limpeza em Japaratinga começaram durante o dia e seguiram durante a noite, no período de maré baixa, com a participação de cerca de 400 pessoas, coordenadas pela Defesa Civil do Estado junto com as prefeituras de Japaratinga e Maragogi. A orientação do Ibama para a limpeza é que seja feita de norte a sul para evitar que a mancha se espalhe.

Na quinta-feira (17), durante o período da manhã, os técnicos do IMA (Instituto do Meio Ambiente) e da Marinha sobrevoam o Litoral Sul. Já o Litoral Norte será sobrevoado pelo Ibama. O objetivo é dar continuidade ao monitoramento da costa. Para o trabalho serão utilizados também drones, da Marinha e da Semarh. Ainda são esperados 100 fuzileiros navais para reforçar o trabalho, além de um navio e mergulhadores da Marinha que ajudarão na avaliação da situação geral na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

O GTA é formado por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitania dos Portos, contando ainda com o apoio das secretarias de Meio Ambiente dos municípios atingidos.