Meio ambiente

Grupo de Trabalho intensifica ações para retirada de óleo na Costa dos Corais

Municípios receberão do governo mais equipamentos, veículos e EPIs

Por Agência Alagoas 17/10/2019 09h09
Grupo de Trabalho intensifica ações para retirada de óleo na Costa dos Corais
Luciano Barbosa e ministro supervisionam trabalho de retirada de óleo em Japaratinga - Foto: Assessoria

O vice-governador Luciano Barbosa sobrevoou de helicóptero, na tarde desta quarta-feira (16), o Litoral Norte de Alagoas. Ele esteve no município de Japaratinga, cuja praia foi atingida pelas manchas de óleo que já afetam a costa dos nove estados nordestinos.

Ao lado do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, e do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gustavo Lopes, o vice-governador esteve com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a inspeção realizada em Japaratinga, município inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do Brasil.

“O governador Renan Filho está em Brasília, em audiência com ministros. Preocupado com a situação, ele me pediu para fazer essa inspeção e acompanhar de perto o quadro”, destacou Luciano Barbosa.

Ele lembrou que o Governo do Estado tem atuado proativamente junto com os municípios na limpeza das praias e na destinação adequada do material recolhido. O vice-governador recordou, ainda, que na semana passada os trabalhos se concentraram nos municípios do Litoral Sul de Alagoas e que, agora, o foco é o Norte do Estado.

“A limpeza exige um trabalho manual e de mutirão, por isso é muito importante essa parceria entre Estado e os municípios. O Governo de Alagoas tem apoiado decisivamente as prefeituras. Sentimos que os municípios estão empenhados na remoção desse óleo, até porque todos têm nas belezas naturais a sua maior fonte de riqueza, que é o turismo”, observou.

O diretor-presidente do IMA e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informaram que homens da Defesa Civil Estadual, reeducandos do sistema prisional e servidores de todas as secretarias de Estado vão se juntar aos municípios do Litoral Norte no trabalho de limpeza das praias. Serão disponibilizadas, também, caçambas e retroescavadeiras.

“Amanhã chegam 180 fuzileiros e um navio com mergulhadores que vão verificar se houve impacto aos recifes de coral. Vamos centrar os esforços no Litoral Norte, tendo em vista que o Litoral Sul já minimizou a chegada do óleo”, acrescentou Fernando Pereira.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), também disponibilizou kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos municípios do litoral alagoano, para que possam otimizar a coleta do óleo que tem atingindo as praias.

Os primeiros kits serão levados ao município de Japaratinga. Dentre os equipamentos que serão disponibilizados para a retirada do material encontrado na praia estão ciscadores, pás, bombonas plásticas, carros de mão, botas, luvas, peneiras e mascaras de proteção.